Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada na rota dos grandes certames nacionais o artesanato
Está dado o mote para os nove dias de festa da Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada. Até dia 11 de Junho, o Jardim Municipal tem representado artesanato de todo o país, assumindo-se como um dos principais certames a nível nacional. Aos saberes juntam-se os sabores da gastronomia tradicional e os concertos, que começam já esta noite, com Herman José, e contam ainda com Fernando Daniel, Ivandro, João Pedro Pais e Rita Guerra.
“Perseguindo os princípios da sustentabilidade, da valorização das artes e do património cultural, esta edição da Feira pretende posicionar-se no calendário nacional das feiras de artesanato, trazendo à Mealhada e à região os grandes símbolos do artesanato nacional, no sentido de divulgar, promover e partilhar a tradição e autenticidade de um saber ancestral, que nos caracteriza e nos torna tão únicos, quer na capacidade de preservar a tradição, quer na ousadia de inovar e reinventar através de surpreendentes registos de artesanato criativo, que atrai novos públicos e novos artesãos”, afirmou António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, na cerimónia de inauguração, agradecendo o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional ao certame.
Também Raúl Aguiar, da CIM – Região de Coimbra, destacou a valorização da componente do artesanato, anunciando um projecto de roteiro dos saberes assentes na valorização das pessoas e da economia local ao nível dos 19 municípios.
Se a mostra de artesanato conta com trabalhos bastante diversificados, da olaria à filigrana, dos bordados aos trabalhos em couro, também a programação da feira é marcada pela pluralidade, do folclore à música, dança clássica dos coros e ao samba. O cartaz de espectáculos foi pensado para atrair também diversos públicos, com Herman José, já esta noite, Fernando Daniel, dia 7 de Junho, Ivandro, dia 9 de Junho, João Pedro Pais e Pedro Simões – DJ RFM, dia 10 e Rita Guerra, a finalizar, domingo à tarde (12 de Junho) com as filarmónicas de Barcouço e do Luso.
O recinto inclui ainda um espaço dedicado à juventude, com a Zona 231 a proporcionar aos jovens tempos de conversas e debate, bem como área de pc gaming, Arcade Game, Karaoke, demonstrações de boardgame e encontro de Cosplay, dinamizado pelo clube Duros do Mondego.
As tasquinhas são outro dos pontos obrigatórios, para prova da gastronomia regional, bem como o espaço 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, para degustação da água, pão, vinho e leitão.