Festa da Truta em Paredes de Coura
A Festa da Truta está de regresso a Paredes de Coura, depois da ausência de dois anos ditados pela pandemia e em que, à semelhança de muitas outras iniciativas, impediu que confraternizássemos e desfrutássemos das nossas festas e tradições.
E este ano, que marca a reedição de A Casa Grande de Romarigães, de Aquilino Ribeiro, unanimemente reconhecido como um dos livros mais marcantes da literatura portuguesa do século XX e um dos romances históricos mais notáveis da literatura europeia, nunca é de mais recordar que Aquilino registou de forma inigualável os seus dias pelo Alto Minho: “(…) em Paredes de Coura, e à hora do almoço vêm para a mesa as trutas do rio Coura, o rio mais truteiro do universo, azeitonas e bogas de escabeche, pão de milho e as demoradas conversas dos amigos que se encontram outra vez”.
É a partir desta incontornável referência gastronómica que o Município de Paredes de Coura dedica o fim de semana de 3, 4 e 5 de Junho à Festa da Truta, com sessões de showcooking com o chef courense Ilídio Barbosa e novas abordagens à confecção de singulares pratos com recurso a este peixe de rio, mas também os já habituais convívios de pesca, animação infantil, animação com concertinas e concertos para um fim de semana que se quer preenchido.
No que toca a concertos, na edição deste ano da Festa da Truta vamos ter o arraial com Canário e Amigos, na noite de sexta-feira, estando reservado para a noite de sábado o concerto com André Sardet, ambas as iniciativas a partir das 22h30.
Já à mesa as deliciosas trutas são servidas pelos três restaurantes que aderiram à Festa da Truta: Mouras, Miquelina e Casa do Xisto. Ingredientes mais que apelativos para um fim de semana em Paredes de Coura, que promete receber principescamente e de forma calorosa quem a visita.