Festival celebra as águias da região

Festival celebra as águias da região
Fotografia: D.R.

Nos dias 9 e 10 de Setembro, as águias-de-bonelli estarão em destaque na região de Lisboa, com o Festival LxAquila a oferecer oportunidades variadas para conhecer estas aves majestosas, mas pouco comuns e ameaçadas, e descobrir como protegê-las. As inscrições no Festival LxAquila são gratuitas, e estão abertas até 4 de Setembro em www.spea.pt/life-lxaquila

Organizado no âmbito do projecto LIFE LxAquila, o festival decorrerá na Companhia das Lezírias, com actividades como sessões de observação de aves no EVOA, workshops de identificação de rapinas e anilhagem de aves, e uma demonstração de como os cães da GNR detectam situações de uso ilegal de veneno (que ameaça muitas espécies selvagens). Os participantes ficarão ainda a conhecer as acções desenvolvidas no terreno para proteger a águia-de-bonelli desde a gestão sustentável do território ao fomento de presas como o coelho-bravo. 

Do programa constam ainda mesas redondas dedicadas a temas da actualidade: no sábado, dia 9, será debatido o tema “Alterações climáticas, e agora? Caminhos para uma gestão sustentável”, enquanto no domingo dia 10 o tema em debate será “Educação Ambiental num mundo em mudança”. 

Miúdos e graúdos serão também convidados a voar como águias, através de uma experiência de Realidade Virtual. Para os mais novos haverá ainda o “Ninho das Águias”, um espaço inteiramente dedicado à próxima geração, com teatro, hora do conto, e actividades ludicopedagógicas para crianças dos 4 aos 12 anos. 

O Festival é organizado pela Companhia das Lezírias e pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), no âmbito do projecto LIFE LxAquila. O projecto, cofinanciado pelo programa LIFE da União Europeia, procura proteger a águia-de-bonelli na Área Metropolitana de Lisboa. A mais pequena e discreta das três grandes águias que ocorrem em Portugal, a águia-de-bonelli (ou águia-perdigueira) é uma espécie geralmente esquiva, mas nesta região vive excepcionalmente perto das pessoas, o que a deixa especialmente vulnerável.