Festival Internacional de Piano do Algarve no Teatro Municipal de Portimão

Festival Internacional de Piano do Algarve no Teatro Municipal de Portimão

Depois de uma edição totalmente online em 2021, o Festival Internacional de Piano do Algarve regressa ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão a partir de 29 de Janeiro, possibilitando que solistas e orquestras voltem a tocar perante o público.

O arranque da sexta edição será dado pelo H4nds Duo, composto pelos pianistas António Luís Silva e Tiago Nunes, que já este sábado, dia 29 de Janeiro, apresentará um programa composto por obras que remetem a assistência para duas temáticas associadas à liberdade, que o ano de 2020 a tantos tirou: a fantasia e a dança.

Nesse sentido, a diversidade da origem geográfica dos compositores escolhidos, sugestiva de uma viagem, homenageia a resiliência daqueles que se viram impedidos de percorrer o mundo no ano que acabámos de viver. Quanto à proposta musical a apresentar este sábado por António Luís Silva e Tiago Nunes, será constituída por excertos das obras de F. Schubert, A. Dvořák, C. Gluck, Piazzola e Zequinha de Abreu.

O programa segue no dia 5 de Fevereiro com a OFS - Orquestra Sem Fronteiras, um projecto criado com o intuito de apoiar e fixar o talento jovem no interior do país, combatendo o abandono do ensino da música e premiando o mérito académico. Nesse concerto juntar-se-á à orquestra a pianista Mrika Sefa, nascida no Kosovo, que já venceu diversos prémios e concursos de música e colabora frequentemente com músicos de toda a Europa, entre os quais se inclui Martim Sousa Tavares, maestro da OSF.

No dia 5 de Março, estreia-se no festival o pianista sul-coreano Youngho Park, formado pela Universidade Nacional de Seul e vencedor de diversos prémios e concursos de música internacionais, para interpretar um recital a solo. A 9 Abril, subirá ao palco do Grande Auditório do TEMPO Pablo Lapidusas, pianista natural de Buenos Aires e que iniciou os seus estudos de piano no Brasil, onde actuou em concertos e gravações ao lado de artistas da Música Popular Brasileira e da cena instrumental ‘canarinha’. No dia 6 de Maio, a jovem Orquestra Sinfónica do Algarve, que fez a sua apresentação oficial a 1 de Outubro passado, também se estreará neste Festival, sob direcção do maestro Armando Mota, sendo acompanhada pelo pianista Leonardo Hilsdorf.

O VI Festival Internacional de Piano do Algarve encerra na sexta-feira, 20 de Maio, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa dirigida pelo maestro Adrian Leaper, acompanhado pelo solista João Rosado.