Festival Internacional do Caracol regressa ao Revelim de St. António
De 22 a 24 de julho, o Festival Internacional do Caracol regressa ao seu palco de eleição, a Colina do Revelim de St. António, em Castro Marim. Mas após dois anos de edições confinadas, uma online e outra em esplanadas de estabelecimentos aderentes, o festival reinventa-se e acontece também, de 16 a 31 de julho, em estabelecimentos aderentes.
Com abertura às 19h00, na colina do Revelim de St. António, além da vista privilegiada sobre o Rio Guadiana e sobre a Reserva Natural, serão muitas as tasquinhas a oferecer diferentes confeções deste afamado petisco internacional, para além de outras tapas. Aos caracóis, temperados com “o melhor sal do mundo”, junta-se o programa de animação, com música, dança e também ateliers infantis. Sexta-feira, dia 22 de julho, os “Pardais à Solta” começam a animar as ruas do recinto, seguindo-se o concerto acústico “À Volta das Guitarras”, com Zé Francisco, pelas 20h00. A fechar este dia de abertura, pelas 22h00, fado com “Al-Mouraria”. Sábado, dia 23 de julho, começa com “Charanga Los de Ruedo”, seguidos do espetáculo de dança de Gracia Diaz. Às 22h00, o concerto de Viviane, com o seu trabalho "Confidências", um best of que assinala os seus 10 anos de carreira a solo. No último dia, 24 de julho, a animação de rua também estará com os “Pardais à Solta”, encerrando com “Us Sai de Gatas”, pelas 22h00.
Na senda de tornar os seus eventos mais ecológicos e amigos do ambiente, o Município de Castro Marim disponibilizará copos reutilizáveis, procurando conseguir uma redução drástica de resíduos.
Nos estabelecimentos aderentes, o Festival do Caracol arranca já no sábado, dia 16 de julho. Esta modalidade, que surgiu estimulada pelas contingências da pandemia, revelou-se uma ótima estratégia para impulsionar o pequeno comércio e restauração. Tendo o cuidado de apoiar também a cultura local, além de assumir toda promoção e divulgação do evento, o Município de Castro Marim levará animação musical a todos os cafés/restaurantes que aderirem. Cada estabelecimento aderente estará assinalado com uma pequena réplica do caracol gigante, que este ano estará na Colina do revelim. Até à data, aderiram à iniciativa 20 cafés e restaurantes do concelho.