Festival “Montanha Literária” com Concurso de Escrita

Festival “Montanha Literária” com Concurso de Escrita
Foto: DR

Festival “Montanha Literária” com concurso de escrita dirigido aos alunos do 3º ciclo

No decorrer da primeira edição do Festival “Montanha Literária”, que vai realizar-se de 9 a 11 de Fevereiro de 2024, o Município de Tondela vai lançar um concurso de escrita destinado aos alunos que frequentam o 3º ciclo em escolas do concelho.

 

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal com os objectivos de desenvolver e promover a escrita como ferramenta essencial nos contextos escolar, social e até profissional; estimular a criatividade, utilizando a criação do texto literário como meio de comunicação de sentimentos, ideias e valores; e dar a conhecer o trabalho literário dos jovens participantes ao público em geral.

 

Esta actividade pretende ainda alertar os mais novos para a necessidade da leitura e do mundo à sua volta; proporcionar uma oportunidade de criação colectiva; e promover a partilha de ideias entre os jovens, potenciando mudanças de pensamento ou formas de estar perante os outros e o mundo.

 

No âmbito do concurso, o município vai promover oficinas de escrita em que serão revisitados três clássicos da literatura, dois internacionais e um nacional. Todas as obras têm um elemento comum: a montanha.

 

A oficina irá explorar os livros “A Montanha Mágica”, de Thomas Mann, “Os Gigantes da Montanha”, de Luigi Pirandello e os “Contos da Montanha”, de Miguel Torga, que são, de resto, a inspiração para a primeira edição do festival.

 

No final serão seleccionados 19 alunos, tantos quanto o número de freguesias existentes no concelho, sendo os seus trabalhos integrados num livro que acompanhará outros textos de participantes no evento.

 

O júri, composto por Nuno F. Santos e representantes dos Agrupamentos de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo e Tomaz Ribeiro, Ana Patrícia Silva e Elisa Figueiredo, respectivamente, seleccionará os estudantes com as respostas mais originais e contextualizadas à idade de cada um, promovendo, na fase final, um equilíbrio etário.

 

Além da originalidade, os jurados terão ainda em conta outros critérios como: a criatividade, comunicabilidade e qualidade dos textos apresentados.

 

Os trabalhos têm que ser entregues até ao dia 25 de Janeiro. Os alunos vencedores participarão logo no primeiro dia do festival literário.

 

Os textos seleccionados terão como prémio a respectiva publicação em livro electrónico (ebook), que será lançado na próxima edição da Festa do Livro e da Leitura, que acontecerá de 9 a 21 de Abril.