Ni Feira de Castro realiza-se nos dias 13, 14 e 15 de Outubro

Ni Feira de Castro realiza-se nos dias 13, 14 e 15 de Outubro
Fotografia: D.R.

A tradição volta a cumprir-se!

A Feira de Castro, a maior e mais emblemática feira tradicional do sul do país e ponto de encontro e de convívio entre familiares e amigos, comerciantes e fregueses, realiza-se nos dias 13, 14 e 15 de Outubro.

Neste fim-de-semana e, paralelamente à animação da própria Feira, a Câmara Municipal de Castro Verde dinamiza um programa cultural que arranca pelas 14h00 com a iniciativa “Encontros à Volta da Viola Campaniça”, no Fórum Municipal. Uma conversa, que contará com diferentes convidados e que terá como ponto de partida o ensino do toque da viola campaniça. Após este primeiro momento, seguir-se-ão as comunicações sobre a etnografia e a construção deste instrumento tradicional e, no final, a partir das 18h30, será inaugurada a exposição “A viola de António Ruas – uma história com 150 anos”.

A partir das 19h00, a animação com o Grupo Rufar e Bombar, toma conta da Praça da República e ruas da Feira.

À noite, pelas 22h00, PEDRO MÁFAMA, novo fenómeno da música portuguesa, sobe ao palco da Praça da República, para um concerto que promete uma boa dose de animação e originalidade, seguido da actuação do DJ Paulo Fragoso, locutor e animador da RFM (24h00).

No sábado, 14 de Outubro, o dia começa com arruada de Bandas Filarmónicas (10h00 e 14h00) pelas principais ruas da Feira e Praça da República. Neste dia, destaque para o 4º Encontro de Castrenses na Diáspora que se realiza pelas 12h30, na EB2,3 Dr. António Francisco Colaço, e que tem como objectivo reunir num almoço-convívio, os castrenses que vivem fora do concelho (inscrições limitadas até 10 de Outubro para gabinete.presidente@cm-castroverde.pt ou através do telefone 286 320 700).

O sábado traz ainda à Praça da República, a icónica banda portuguesa TAXI para um concerto que celebra os êxitos que marcaram várias gerações, como “Chiclete”, “TAXI”, “Vida de Cão”, “Cairo”, entre muitos outros que fazem parte do imaginário de milhares e milhares de portugueses. A partir das 24h00, cabe ao DJ Paulino Coelho (Renascença) animar o público presente.

Paralelamente e, ao longo dos três dias, há outras iniciativas a decorrer no âmbito do programa cultural da Feira de Castro, como o já habitual Desfile de Corais, que este ano conta com a participação de quatro grupos, o Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, Cante ao Despique e Baldão, que assinala a sua 31ª edição, Folclore Algarvio com o Rancho Folclórico da Ria Formosa, e Feira de Aves, promovida pelo Clube Ornitológico de Castro Verde.