“Hora do Conto Online” distinguida com Menção Honrosa
O projeto “Hora do Conto Online Inclusiva, com tradução em LGP”, desenvolvido pelo Município de Palmela, através da Rede Municipal de Bibliotecas Públicas do Concelho, foi distinguido com uma Menção Honrosa pelo Prémio “Bibliotecas, Desenvolvimento e Agenda 2030” da BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação.
Iniciado em 2021, inicialmente com o objetivo de ocupar os tempos livres das crianças e famílias, que se viram forçadas a passar mais tempo em casa devido à pandemia COVID-19, o projeto revelou-se um sucesso e prolongou-se até junho deste ano. A “Hora do Conto Online” foi protagonizada por técnicas/os municipais, através da leitura de contos e histórias, sempre com tradução em Língua Gestual Portuguesa a cargo de Marisa Gomes. Os vídeos eram divulgados através das páginas de Facebook do Museu Municipal de Palmela e Palmela Município.
O júri da edição de 2022 considera que este projeto contribui, de forma relevante, para a inclusão de uma comunidade com necessidades especiais, nem sempre contemplada nas atividades e serviços promovidos pelas bibliotecas públicas.
O diploma vai ser entregue na cerimónia do 49.º aniversário da BAD, no dia 7 de dezembro, na Universidade do Minho, no Campus de Azurém, em Guimarães.
O Prémio “Bibliotecas: Desenvolvimento e a Agenda 2030” tem como objetivo distinguir projetos desenvolvidos por bibliotecas públicas portuguesas em conformidade com os 17 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Pretende reconhecer e valorizar publicamente o papel impulsionador das bibliotecas públicas enquanto estruturas fundamentais de acesso ao conhecimento e à informação e, como tal, essenciais para o cumprimento da Agenda 2030 em Portugal. Pretende ainda incentivar as bibliotecas públicas a relacionarem a sua ação com os ODS e estimulá-las a alinhar os seus projetos com a Agenda 2030.