Fuga para o Egipto no Figurado de Estremoz
A Sala de Exposições Temporárias do Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz vai receber, de 10 de dezembro a 22 de janeiro de 2023, a exposição "Fuga para o Egipto no Figurado de Estremoz".
A presente exposição surge após o desafio lançado aos barristas que atualmente produzem Figurado de Estremoz para que modelassem nesta época do ano, em que se comemora o nascimento de Jesus, a figura “Fuga para o Egito”.
Esta é uma representação da cena descrita no Evangelho Segundo São Mateus (2,13-15), na qual São José foge com Maria e o Menino Jesus para o Egito depois de ter sido avisado, por um Anjo, do massacre de crianças recém nascidas que ia ser cometido a mando de Herodes I o Grande.
No Figurado de Estremoz, esta figura é modelada pelos barrístas numa peça agregada numa só base ou em duas peças em separado. À frente segue São José com um bordão encimado por lírio e Maria segue-o numa mula com o Menino Jesus nos braços.
A representação era por vezes incluída em grandes Presépios, pelo que é provável a sua modelação ao longo do século XVIII ou XIX, embora só se conheça uma pequena peça datada dos finais do séc. XIX. A qual poderá ser vista na exposição permanente do Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho.
Nesta mostra contamos com a participação dos Barrístas Afonso e Matilde Ginja, Ana Catarina Grilo, Duarte Catela, Inocência Lopes, Irmãs Flores, Isabel Pires, Luísa Batalha, Madalena Martins, Manuel Broa, Ricardo Fonseca e Vera Magalhães.