A Fundação Calouste Gulbenkian e o MIT preparam-se para investir, em conjunto, na literacia em adultos e no crescimento económico inclusivo através de literacia digital, em Portugal.
Este investimento, que nasceu com uma parceria entre as duas instituições, vai ser feito através da implementação das duas soluções tecnológicas que venceram ontem o Gulbenkian Award for Adult Literacy: Tamo Junto (Brasil) e Humans in the Loop (Bulgária).
O prémio, criado no âmbito do desafio MIT Solve 2020, vai apoiar, com 50 mil USD a implementação dos projectos Tamo Junto e Humans in the Loop que vão integrar, nos próximos meses, a incubadora do MIT e estudar a forma como poderão alargar a sua intervenção para Portugal, tal como definido no regulamento. A sua intervenção em território nacional, que contará com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, está prevista para a segunda metade de 2021.
Tamo Junto (Brasil) é uma plataforma online e gratuita que tem ajudado micro-empreendedores brasileiros a desenvolver os seus negócios. A sua estratégia tem passado por disponibilizar um espaço virtual capaz de encurtar as distâncias entre os micro-empreendedores e o conhecimento de que precisam para o seu negócio – definição de preços, colocação de bens e serviços no mercado, gestão financeira, entre outros – e reduzir as desigualdades no Brasil.
Humans in the Loop(Bulgária) oferece, a pessoas deslocadas devido a situações de conflito ou de violência, formação e oportunidades de emprego numa das indústrias mais inovadoras do mercado: a Inteligência Artificial. Com esta actuação, propõe-se contribuir para a construção da mão-de-obra do futuro, a sua formação, experiência e empregabilidade como profissionais humans in the loop (humanos no circuito).
Recorde-se que o Solve.MIT tem vindo a promover soluções de base tecnológica que respondam às questões mais prementes à escala global. Este ano, a iniciativa MIT Solve colocou cinco desafios – Good Jobs & Inclusive Entrepreneurship e Learning for Girls & Women, Maternal & Newborn Health, Sustainable Food Systems e Health Security & Pandemics Challenge – aos quais responderam equipas com 2 600 soluções, oriundas de 130 países.
As melhores soluções são apoiadas, este ano, pela Fundação Calouste Gulbenkian, a General Motors, a Andan Foundation, a Vodafone Americas Foundation e a Abu Dhabi Crown Prince Court.