Câmara Municipal promove Jornadas Económicas da Praia da Vitória

Câmara Municipal promove Jornadas Económicas da Praia da Vitória
Foto: DR

A Câmara Municipal da Praia da Vitória promove, a 14 e 15 de Setembro, no Auditório do Ramo Grande, o debate sobre o comércio e economia locais, dando corpo às primeiras Jornadas Económicas da Praia da Vitória, que a Autarquia pretende dinamizar anualmente.

 

Segundo a Presidente da edilidade, o fórum (cuja primeira edição está subordinada ao tema "O Comércio e a Economia Locais num Mundo de incertezas") pretende consolidar-se como um espaço de discussão e análise da realidade económica local enquadrada nas dinâmicas regionais, nacionais e internacionais.

 

“Entendemos que é estratégico que os nossos empresários e decisores tenham um espaço privilegiado para discutir os desafios e os problemas, assim como conhecer apoios, medidas em vigor ou em fase de construção. O nosso objectivo é que estas jornadas se realizem anualmente, vindo a consolidar-se como um espaço privilegiado de debate da nossa economia”, explica Vânia Ferreira.

 

O primeiro debate está agendado para as 19h15 de sábado, dia 14, contando com as intervenções do Director Regional do Empreendedorismo e Competitividade, Bruno Belo, que abordará o quadro de apoios Açores 2030; o Presidente do Conselho Económico e Social dos Açores, Gualter Furtado, que analisará os desafios da Região no horizonte 2030; e o Presidente da Escola Profissional da Praia da Vitória, Domingos Borges, que discutirá o mercado de trabalho e o ensino profissional regionais.

 

Às intervenções seguir-se-á o debate entre a assistência e os palestrantes, moderado por Rui Messias.

 

No domingo, dia 15, a partir das 19h00, estão previstas as intervenções do Presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, Marcos Couto (“Economia da Terceira no horizonte 2030”), do empresário Leonel Homem, da Eniciale (Desafios do Comércio da Retalho”), do empresário Sérgio Martins pela Associação do Alojamento Local dos Açores (“Os Desafios do Alojamento Local nos Açores”) e do empresário José Almerindo Costa, d’O Pescador (“Desafios da restauração na Ilha”).

 

Após as intervenções, haverá debate com os palestrantes, moderado pela jornalista Helena Fagundes.

 

A sessão de encerramento está agendada para as 20h30, contando com as intervenções do Presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, da Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória e do Governo dos Açores.

 

A participação nas Jornadas é gratuita, mas carece de inscrição para vania.toste@cmpv.pt.