Grandes nomes do jazz nacional atuam em novembro no Teatro Municipal de Portimão

Grandes nomes do jazz nacional atuam em novembro no Teatro Municipal de Portimão

Depois de um ano de interrupção, que obrigou o projecto Sax@Sul a reinventar-se, desenhando uma proposta de criação que une o Algarve e o Alentejo numa rede de espectáculos, a terceira edição passa, este sábado, 13 de novembro, pelo TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

No Pequeno Auditório do TEMPO serão reveladas a duas facetas mais incomuns do saxofone, com HOLI, projecto a solo de João Mortágua, saxofonista de jazz possuidor de uma já vasta discografia e distinguido com o Prémio Play para o Melhor Álbum de Jazz de 2020, e com o grupo 2_LOW, um duo de saxofone barítono (Filipe Valentim) e clarinete baixo (Vasco Valente) que vai interpretar obras de vários compositores portugueses, escritas propositadamente para a dupla.

As performances começam às 21h00, sendo que os bilhetes custam 5 euros e estão disponíveis na bilheteira do TEMPO e em tempo.bol.pt.

No fim-de-semana seguinte, a 20 de novembro, sobe ao palco do Grande Auditório o André Rosinha Trio, liderado pelo contrabaixista e compositor português André Rosinha, que integra os projectos de Salvador Sobral, Júlio Resende, e João Barradas, tendo tocado com protagonistas do jazz nacional e internacional, como são os casos de Mário Laginha, Greg Osby, Abe Rabade ou Perico Sameat.

Rosinha tem dois discos em nome próprio - "Pórtico" (2017) e "Árvore" (2019) -, ambos distinguidos pela crítica nacional, e será este último que, juntamente com João Paulo Esteves da Silva (piano) e Marcos Cavaleiro (bateria), apresentará em Portimão.

Ainda que conte com zonas densas, é um álbum fundamentalmente composto por música simples e livre, com espaço para que cada um possa deixar a sua personalidade musical. Vive dos momentos de interacção entre os membros e explora os conceitos da improvisação individual e colectiva. As peças são cativantes e inovadoras, apresentando influências de vários estilos musicais, como o jazz, os boleros, o folk e a música clássica.

O concerto tem início marcado para as 21h00, com bilhetes a 10 euros, disponíveis na bilheteira do TEMPO e em tempo.bol.pt.