Cineteatro São João acolhe Ciclo de Jazz

Cineteatro São João acolhe Ciclo de Jazz

O Cineteatro São João acolhe em Outubro e Novembro, um Ciclo de Jazz, integrado no programa cultural em rede VOLver, que vem reforçar a oferta cultural da cidade, numa aposta de valorização da música, nomeadamente deste estilo musical, que se distingue pela grande variedade melódica, harmónica e rítmica, disponibilizando ao público três espectáculos.

A estrear este Ciclo, sobem ao palco do Cineteatro, no dia 30 de Outubro pelas 21h30, César Cardoso Emsemble que apresentam o seu novo disco “Dice of Tenors”. Este disco resulta da intenção do seu mentor César Cardoso, de procurar novas abordagens, caminhos e ideias de composição e arranjo, através de uma formação alargada. Esta formação é composta por 8 elementos, distribuídos por sopros – saxofone tenor, saxofone alto, trompete e trombone – e secção rítmica- vibrafone, piano, contrabaixo e bateria.

A 13 de Novembro pelas 21h30, o Cineteatro recebe Mano a Mano, um projecto dos irmãos André e Bruno Santos, dois dos guitarristas mais activos no panorama nacional, com vários discos editados em nome próprio e participação em projectos variados (Maria João, Carlos Bica, Rita Redshoes, Salvador Sobral, entre outros). O duo edita agora o seu disco Vol. 3, em que o reportório é composto quase na totalidade por composições originais, ao contrário dos volumes anteriores cujo enfoque era maioritariamente em versões de canções que os dois irmãos partilharam ao longo do seu percurso musical.

A 27 de Novembro pelas 21h30, o Cineteatro acolhe o concerto que encerra o Ciclo de Jazz, pelo grupo The Postcard Brass Band.  Diferente da tipologia adoptada pela generalidade dos grupos de quatro elementos, The Postcard Brass é um grupo de música eclético e livre de preconceitos musicais, constituído por: Michael Lauren (Bateria), Sérgio Carolino (Sousafone), Mário Marques (Saxofone) e Rúben da Luz (Trombone). Abarcando e explorando vários tipos e estilos de linguagens, do jazz tradicional de Nova Orleães à improvisação livre e espontânea, a sua musicalidade transborda do prazer e cumplicidade de fazerem música juntos; características que se revelam no som único do quarteto e que nos transporta numa extraordinária experiência auditiva.

Os espectáculos são gratuitos, com lugares limitados de acordo com as regras da Direcção Geral de Saúde, o levantamento de bilhetes está disponível a partir de 15 de Outubro no Posto de Turismo, Serviço de Águas da Câmara Municipal, em www.bol.pt e na bilheteira do Cineteatro São João no dia do espectáculo uma hora antes (caso não esgotem anteriormente).