Hermeto Pascoal apresenta em Portugal uma carta de amor à sua esposa

Hermeto Pascoal apresenta em Portugal uma carta de amor à sua esposa
Foto: ©Gabriel Quintão

Hermeto Pascoal, uma das figuras mais influentes da música brasileira, regressa a Portugal para uma digressão exclusiva na Culturgest, em Lisboa (05 de Novembro), no Theatro Circo, em Braga (07 de Novembro), no Teatro Viriato, em Viseu (08 de Novembro) e no Auditório de Espinho – Academia (10 de Novembro). 

A par com músicas variadas do seu repertório, irá apresentar o álbum “Para você, Ilza”, uma carta de amor dedicada à sua esposa com músicas que foi escrevendo e guardando. Uma oportunidade única para conhecer as sonoridades e a energia contagiante do músico, com 89 anos.

 

Compositor, multi-instrumentista e improvisador nato, Hermeto construiu uma carreira marcada pela inovação, pela liberdade criativa e pelo profundo conhecimento da música. Iniciou a sua carreira em Recife, actuando em rádios e formando grupos como Sambrasa Trio, Brazilian Octopus e Quarteto Novo.

 

A projecção internacional surge com a participação no álbum “Live-Evil” (1971) de Miles Davis, com três composições suas, levando o norte-americano a descrevê-lo como “o músico mais impressionante do mundo”. O álbum "Slaves Mass", de 1977, e as suas participações em eventos internacionais importantes, como o Festival Internacional de Jazz de São Paulo e o Festival de Montreux, na Suíça, consolidaram a sua reputação global.

 

Autor de mais de dez mil composições, Hermeto já lançou mais de 30 álbuns, integrando neles estilos diferentes e sonoridades que vão desde o mais tradicional ao jazz experimental. Em 2019, foi reconhecido com um Grammy Latino pelo álbum "Hermeto Pascoal e sua Visão Original do Forró".

 

Além de instrumentos tradicionais, o músico é conhecido por integrar objectos não convencionais nas suas apresentações. Hermeto encontra inspiração na natureza, sendo exemplo disso a canção "Música da Lagoa" (1985), em cujo videoclipe os músicos tocam flauta e sopram na água enquanto estão imersos numa lagoa. 

 

Com o seu grupo — que também subirá aos palcos de Lisboa, Braga, Viseu e Espinho — realiza turnés pelo mundo, com uma presença constante nos palcos brasileiros, estadunidenses e europeus, reforçando a sua relevância na cena musical internacional.  

Os bilhetes para a digressão em Portugal são hoje colocados à venda nos sites dos respectivos espaços culturais:  

Culturgest — 05 de Novembro 
Theatro Circo — 07 de Novembro 
Teatro Viriato — 08 de Novembro 
Auditório de Espinho – Academia — 10 de Novembro