Makro Portugal distingue práticas sustentáveis no Chefe Cozinheiro do Ano

Makro Portugal distingue práticas sustentáveis no Chefe Cozinheiro do Ano
Fotografia: DR

Marco Coutada, do Vale da Corga, foi o vencedor do Prémio Sustentabilidade, atribuído pela Makro Portugal no concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2023 (CCA), promovido pelas Edições do Gosto.

O Chefe Marco Coutada conquista este prémio especial, que visa distinguir o menu confeccionado com as melhores práticas sustentáveis, apresentando clarinha de Fão Sargaceira (amuse bouche), meia desfeita de bacalhau, rolo de bacalhau com grão, pil pil de cebolada, picles e azeitona (entrada), polvo à minhota com o seu arroz e tomates marinados (prato de peixe), rojões à moda do Minho, bochecha de porco, tripa de castanha e molho de sarrabulho (prato de carne) e toucinho-do-céu, crocante de amêndoa e açafrão, creme limonete, granizado de toranja e gengibre (sobremesa).

O grande vencedor da 34ª edição do CCA foi Jeferson Dias, do Palmares Ocean Living & Golf, após uma prova final em que apresentou o menu com capeletti e aveludado de cogumelos (amuse bouche vegan), bacalhau e açorda de berbigão (entrada de bacalhau), pregado em aromas de caldeirada (prato de peixe), presa nos aromas do cozido (prato de carne) e amêndoa, gila e mel (sobremesa).

No pódio estiveram também António Freitas, do Restaurante Casa Velha, em 2º lugar, e Diogo Novais Pereira, Restaurante Porinhos, em 3º lugar.

O apoio a esta iniciativa demonstra uma vez mais a importância que a makro reconhece à valorização da gastronomia portuguesa e na aposta de novos talentos da área. Adicionalmente, a atribuição do Prémio de Sustentabilidade reforça o compromisso da insígnia com o desenvolvimento sustentável.

“Na makro acreditamos firmemente que as práticas sustentáveis na gastronomia são essenciais para construir um futuro melhor. Com a atribuição deste prémio pretendemos destacar e reconhecer o compromisso dos Chefes que utilizam abordagens mais sustentáveis e queremos também incentivar os Chefes a partilharem o seu conhecimento, de forma a inspirarem colegas e futuros cozinheiros a adoptarem métodos mais responsáveis”, salienta Filipa Herédia, Head of Communication & Engagement da makro Portugal.

A final nacional do Chef Cozinheiro do Ano, o mais importante e antigo concurso nacional de cozinha para profissionais, decorreu no passado dia 24 de Maio, no Centro Multiusos de Lamego. No mesmo dia realizaram-se também as CCA Talks, momentos “à volta da mesa” dedicados ao tema Cozinhas do Douro que contaram com a presença de chefes como Milton Ferreira (Quinta do Portal), Micaela Costa (Six Senses Douro Valley), Luís Guedes (Quinta da Pacheca), Patrícia Coelho (EHT Lamego), João Sá Carneiro (Quinta do Ventozelo), Tony Martins (CCA2020), Joel Paiva (DOC) e Ana Magalhães (CCA 2022)