"Tudo sobre a minha mãe" estreia no São Luiz a 11 de janeiro
Tudo sobre a minha mãe, espetáculo de Daniel Gorjão com texto de Samuel Adamson, a partir do filme homónimo do realizador espanhol Pedro Almodóvar, estreia-se na Sala Luis Miguel Cintra, do São Luiz Teatro Municipal, de 11 a 22 de janeiro. Seguem-se depois apresentações no Teatro Municipal do Porto - Campo Alegre, de 27 a 29 de janeiro.
Em Tudo sobre a minha mãe, Daniel Gorjão e o Teatro do Vão pretendem refletir sobre a incondicionalidade da força feminina, sobre o que é ser mulher (periférica ou não, racializada ou não, cis ou transgénero). Partindo do filme de Pedro Almodóvar e da dramaturgia das mulheres que o protagonizam, o espetáculo dá palco e voz a temas como identidade de género e orientação sexual, colocando em cena intérpretes e corpos queer.
Com texto de Samuel Adamson, o filme do consagrado realizador espanhol, estreado em 1999, centra-se na vida de Manuela – uma enfermeira, mãe solteira, que assiste à morte do filho no dia em que este completaria 17 anos. Manuela parte numa viagem à procura do pai do filho e, nesse recuperar do passado, encontra uma antiga amiga com quem se prostituiu, conhece uma freira e começa a trabalhar como assistente de uma conhecida atriz de teatro.
Tudo sobre a minha mãe é agora adaptado para teatro por Daniel Gorjão, com tradução para português de Hugo van der Ding, numa produção do Teatro do Vão, em coprodução com o Teatro Municipal do Porto e o São Luiz Teatro Municipal. O espetáculo conta com as interpretações de André Patrício, Catarina Wallenstein, Filipa Leão, Filipa Matta, Gaya de Medeiros, João Candeias Luís, João Sá Nogueira, Maria João Luís, Maria João Vicente, Sílvia Filipe e Teresa Tavares.
No São Luiz Teatro Municipal, o espetáculo contará com Audiodescrição, a 20 e 22 de janeiro, e interpretação em Língua Gestual Portuguesa, a 22 de janeiro.