INAC apresenta Histórias de Maria no Circo de Papel - Inspirado no livro de Meghan, Duquesa de Sussex
CIRCO DE PAPEL APRESENTA “HISTÓRIAS DE MARIA”
Até 05 de Janeiro de 2025 – Vila Nova de Famalicão
Com a narração de João Manzarra
O INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo apresenta a criação de Natal de 2024 do Circo de Papel, que este ano contará as “Histórias de Maria”, inspirado no livro “O banco” de Meghan, Duquesa de Sussex. É uma história familiar e tocante que nos faz pensar sobre as nossas tradições e saberes geracionais e de como podemos reflectir sobre o futuro através delas. "Histórias de Maria" conta com a narração de João Manzarra e com um elenco de 5 intérpretes, nacionais e internacionais, incluindo a vencedora do "Got Talent Eslovénia" e com a direcção artística de Juliana Moura. Serão representadas diferentes técnicas desde Novo Circo ao Teatro Físico.
O espectáculo estará em cena na tenda Circo de Papel, situada em Vila Nova de Famalicão, de 30 de Novembro de 2024 até 05 de Janeiro de 2025.
Maria, era a filha mais velha de uma família de 3 irmãos. Diariamente, junto com os seus irmãos, Maria preparava-se para um dia ser capaz de continuar a rodar com o circo da família "BRAVO". Sempre a primeira a chegar à tenda para os treinos diários, Maria trazia consigo as suas infindáveis perguntas, as quais se tornavam uma missão desafiadora para o seu pai.
A edição deste ano do Circo de Papel apresenta as Sessões Azuis: sessões adaptadas para público mais sensível. Nestas sessões, o som será mais baixo, luzes menos intensas ao olhar e luz de bancada mais presente. Acontecerá uma vez durante a semana e uma vez ao fim-de-semana (sessão de domingo às 10h00). Haverá também a possibilidade de ter uma intérprete de língua gestual portuguesa.
Circo de Papel é um projecto dedicado ao Circo Contemporâneo e ao Novo Circo. Uma tenda destinada em exclusivo ao desenvolvimento e criação artística com o objectivo de levar a magia do espectáculo a todos os públicos.
Bilhetes à venda AQUI.
Mais informação AQUI.
Elenco:
Janela Magalhães - Portugal
Sara Sofia - Portugal
Luca Paties - Itália
Corey Leighton - Estados Unidos
Tjasa Dobravec - Eslovénia
Local: Rotunda do Parque 1° de Maio
Av. 25 de Abril 330, 4760-126 Vila Nova de Famalicão
Sessões:
Domingos / terças / quartas / quintas - 10h00 / 15h00
Sextas / sábados - 10h00 / 15H00 / 21h00
dia 24 Dez - 10h00 / 15h00
dia 25 Dez - 17h00
dia 31 Dez - 10h00 / 15h00
dia 01 Jan - 17h00
Bilheteira:
Menores de 3 anos - gratuito
criança / sénior - 7,50 euros
adulto - 10,00 euros
ARTISTAS
LUCA PATIES MOREIRA
Desde muito jovem Luca teve naturalmente um imenso amor pelo circo. Esse amor levou-o na sua jornada artística, que começou aos 20 anos como artista de rua a viajar pela Europa. Eventualmente, o seu percurso levou-o a formar-se e a licenciar-se no Instituto Nacional de Artes do Circo em 2022. Financiou os seus estudos e sonhos exclusivamente através da actuação nas ruas. Das ruas a diversas empresas, eventos, teatros e festivais ao redor do mundo. Luca é um artista multidisciplinar que usa a vara chinesa, acrobacias parceiras e teatro para compartilhar seu estilo e paixões únicos com cada público que encontra.
SARA SOFIA ARAÚJO
Licenciada em Animação e Produção Cultural pela Escola Superior Artística do Porto. Em 2011 inicia-se no mundo do palhaço, integrando o grupo Clown Laboratori Porto. Fez o seu estágio profissional em produção no Armazém 13, espaço de circo em Lisboa, onde também se iniciou nas acrobacias aéreas. Em 2017 concluiu o curso profissional de circo na Escola de Circo Carampa, em Madrid, especializando-se na técnica de mastro chinês. Em 2021 estreia-se como palhaça em lares de idosos no projecto Rugas de Riso. Agora trabalha como palhaça de hospital na Operação Nariz Vermelho. É também performer de teatro de rua com a companhia PIA - Projectos de Intervenção Artística. E co-fundadora do projecto Palhaços na Orla (Palhaços Sem Fronteiras Portugal).
COREY LEIGHTON
Em busca de novas possibilidades e querendo uma vida de aventura, vendeu os seus pertences e deixou o seu país natal, os Estados Unidos, há muitos anos. Durante as suas viagens pelo mundo descobriu as artes circenses e posteriormente o meio artístico no qual queria expressar-se, comunicar e partilhar.
Iniciou a sua formação profissional na "The Academy for Circus and Performing Arts" (Tilburg, Holanda), mas depois mudou e licenciou-se no Instituto Nacional de Artes do Circo ou INAC em 2022.
Desde que se formou, continua a viajar pelo mundo como nómade, actuando em: festivais, óperas, navios de cruzeiro, teatros e ruas - sempre seguindo o caminho da oportunidade. Além de fazer digressões como artista a solo, também faz parte de um trio de circo chamado "Rummi-Crew" - uma nova companhia de circo contemporâneo que nasceu na Eslovénia em 2023 com outros dois formandos do INAC (e que também partilham o palco com Corey).
JANELA MAGALHÃES
Janela Magalhães é um actor e palhaço profissional, professor, director. Estudou dança na NSCD, em Leeds Inglaterra, e teatro na ESTC, em Lisboa, e em La Casona Barcelona, Stanislavsky Physical Action Method. Colaborou com várias companhias de teatro e diferentes encenadores, e na sua busca pela arte do palhaço, fundou a companhia Clown Laboratori Porto em 2010 e interpretou e produziu 4 espectáculos chamados “Labarets”. É doutor palhaço na Operação Nariz Vermelho desde 2012.
Participou como intérprete e criador nos espectáculos "Arre - Peça para Dois Burros e Dois Actores", um espectáculo de rua de comédia física com dois burros, "Balanceiro", uma peça de circo contemporâneo de rua com diferentes artistas de circo num camião caseiro e no espectáculo “The Government Inspector” da companhia inglesa Shiftting Sands Theater, dirigido por Gerry Flannagan, onde fez torné no Reino Unido.
Esteve recentemente como protagonista no espectáculo “O Menino e o Carteiro” na tenda Circo de Papel, na temporada de natal 2023 em VN Famalicão.
Tem vários anos de experiência como formador de Clown na escola de circo Inac, em VN Famalicão e co-dirigiu juntamente com Bruno Machado, os espectáculos “Bairro” e “Jardins”, no Circo de Papel, em VN Famalicão. A sua formação de palhaços foi feita com Pedro Fabião, Ami Hattad, Lorenz Wenda, Michael Christensen, Sergio Claramut, Carlos Garcia, Gerry Flanagan, Norman Taylor, Carlo Mô, Eric de Bont, Hilary Chaplin, Virginia Imaz, Avner the Eccentric, Peta Lily, Fernando Escrich, entre outros.
TJASA DOBRAVEC
Tjaša Dobravec é uma artista de circo profissional eslovena, especializada em espiral aérea, poste chinês, poste aéreo, pole dance, movimento e dança.
Em 2018, venceu o programa “Slovenia’s Got Talent” com actuações no poste de pole dance, poste voador e espiral aérea. Em 2020, foi seleccionada para actuar no “Festival Mondial du Cirque de Demain” em Paris, onde conquistou dois prémios. Em 2022, tornou-se a primeira artista eslovena na história a ser escolhida como personagem principal num espectáculo do “Cirque du Soleil” chamado “Muv”. Tjaša é uma artista activa e experiente, conhecida pela sua forte expressão, versatilidade, criatividade e profissionalismo.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Direcção: Juliana Moura | Olhar externo: Bruno Machado
Produção: Luís de Oliveira, Maria Chaves Telheiro | Produção Executiva: Amanda Alvarado, Lueli Cristina
Cenografia: André Santos | Música: André Borges | Figurinos: Patrícia Costa | Rigger: Hugo Zanardi, André Freitas
Intérpretes Criadores: Janela Magalhães, Luca Paties, Tjasa Dobravec, Corey Leighton, Sara Sofia.