Novembro para viver ao máximo no Museu FC Porto
Novembro só traz dias marcantes no Museu Futebol Clube do Porto! O mês é mesmo para aproveitar ao máximo a programação cultural, pedagógica e divertida direcionada a todas as idades, descobrir na vitrina do Objeto do Mês (dias 1 a 30) as luvas com que o guarda-redes Diogo Costa já fez história na UEFA Champions League 2022-2023 a defender penáltis e agarrar promoções perfeitas para viver ou repetir a experiência premiada do Tour FC Porto (Museu + Estádio) – o pack ‘4 opor 3’ da Campanha de Natal (19 de novembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023) e os 20% de desconto da Black Friday (dias 25 a 27). Além disso, o Estádio do Dragão faz anos, mas quem leva o presente são os Sócios do FC Porto detentores de Lugar Anual no palco das grandes emoções azuis e brancas.
Entre os destaques na agenda, e sempre com o historiador Joel Cleto a desvendar o passado, a Rota do Dragão (dia 13) segue ‘O FC Porto na 1.ª viagem aérea entre a Europa e a América do Sul’, concluindo na exposição permanente do Museu FC Porto o ciclo de passeios culturais deste ano, todo ele dedicado ao centenário do emblema que o clube utiliza desde 1922. Logo a seguir, as atenções voltam-se para Noble, outro novo grande sucesso nacional convidado a partilhar histórias e canções nos serões campeões do entretenimento puro do Dar Letra à Música (dia 17).
O Estádio do Dragão atinge 19 anos de existência, momento alto no calendário assinalado no Tour FC Porto. Assim, no dia do aniversário, 16 de novembro, o preço do Tour FC Porto será reduzido em 50% para Sócios do FC Porto detentores de Lugar Anual no estádio. Uma vantagem exclusiva e ainda mais apetecível quando há Visitas Temáticas do 19.º aniversário do Dragão (dia 16) na programação celebrativa, que inclui a oficina aberta Mestre de Primeira (dia 20) logo no fim de semana seguinte.
A evocação dos 35 anos da vitória do FC Porto sobre o AFC Ajax em Amesterdão é outro acontecimento do mês e inclui, no dia 24, a projeção Supertaça da UEFA 1987 – Os Jogos do Título (1.ª mão) no ecrã gigante do auditório. Em Portugal, como este troféu só existe na coleção azul e branca, é preciso ir ao Museu FC Porto para conhecer a taça ao pormenor!
No dia 6, há Música com Dragõezinhos – Lua e Estrela, mas a sessão já se encontra esgotada (assim como a do próximo mês de dezembro). Contudo, a oficina criativa Dragão de Coração e Espada na Mão (dia 13) e as Histórias com Magia para Dragõezinhos – O Dragão Mágico (dia 26) são propostas a merecer, em particular, a atenção das famílias, sem esquecer a exposição temporária ‘Este mundo não nos pertence (dias 1 a 30)’, a decorrer no Espaço João Espregueira Mendes, que recebe mais Uma Conversa Entre… (dia 23) conduzida pelo programador e curador Miguel von Hafe Pérez e com António Olaio como artista convidado (com obra representada na mostra entretanto prolongada até final do ano).