IndieJúnior Allianz leva cinema às escolas do Porto em 2021
Ano cinco para o Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto, IndieJúnior Allianz, que, entre 26 e 31 de Janeiro, estará de regresso à Invicta. Uma edição que cabe na palma da mão e que foi desenhada à medida dos novos ritmos da cidade com actividades que, a partir da sétima-arte, voltam a criar espaço para aprender, imaginar e sonhar.
Entre as novidades da edição 2021 do festival a criação de uma programação online para as escolas que permite assegurar a continuidade do trabalho que o evento tem vindo a realizar junto do público mais novo. Através de uma plataforma online, os professores e responsáveis das entidades de ensino poderão organizar sessões de cinema nas salas de aulas, adequadas às faixas etárias dos seus alunos. A edição digital serve de complemento às sessões em sala que se manterão como espaço primordial para a fruição de cinema.
O IndieJúnior Allianz 2021 voltará também a incorporar espaços de programação dedicados às famílias, desenhando um calendário de sessões alinhadas com os interesses e linguagens de diferentes faixas etárias. A terem lugar, primordialmente, aos fins de tarde e ao fim-de-semana os programas para famílias integrarão sessões de cinema, um cine-concerto a fazer lembrar a pista de dança e o já tradicional Cinema de Colo, espaço para crianças com menos de 3 anos que, em 2021, conta com uma nova cenografia em linha com as regras que agora se aplicam ao sector das artes.
Continuidade ainda ao programa O Meu Primeiro Filme, que desafia figuras públicas a escolherem um dos filmes que tenha marcado o seu crescimento. Em 2021 regressamos a O Estranho Mundo de Jack, de Tim Burton, escolha de Manuela Azevedo, vocalista do Clã. A sessão está agendada para domingo, dia 31 de Janeiro, pelas 10h30 na Casa das Artes. As reservas já estão disponíveis aqui.
Continuidade também para o Eu Programo um Festival de Cinema, que volta a trazer às salas as escolhas de crianças e jovens entre os 6 e 18 anos. Esta iniciativa conta com a a participação de quatro escolas do Porto (Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis, Escola Secundária de Almeida Garrett, Colégio Luso-Francês e Osmope) e é organizada, em parceria, com o Programa Paralelo do Rivoli e com o apoio do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e da e Escola Profissional do Centro Juvenil da Campanhã.