João Santos apresenta recital na Igreja de Ançã - Cantanhede
O Ciclo de Concertos de Órgão de Tubos prossegue no próximo dia 15 de Janeiro, sábado, pelas 21h30, na Igreja Matriz de Ançã. João Santos, prestigiado compositor e organista português, assumirá o teclado do órgão de tubos de Ançã, neste que será o terceiro espectáculo da iniciativa que integra a programação cultural em rede “Tradição – Da Serra ao Mar”.
João Santos propõe um recital subordinado ao tema BACH - influência e legado, do qual constam obras paradigmáticas do reportório barroco, com o destaque a incidir naturalmente nas composições de Johann Sebastian Bach, ele que é tido por muitos como o nome maior deste género de música. O músico irá assim interpretar os andamentos Allegro, Grave e Presto do Concerto em Sol Maior BWV 592 e os andamentos Andante, Adagio e dolce e Vivace da Sonata III em Ré menor BWV 527, deste famoso compositor alemão.
Durante o concerto serão ainda interpretadas algumas das mais marcantes obras de Música Sacra, entre as quais o Prelúdio em Sol menor BuxWV 149, de Dieterich Buxtehude, as Três Meditações Corais, com os andamentos Befiehl du deine Wege, Vater unser im Himmelreich I e Vater unser im Himmelreich II, de Andres Uibo e Fantasia em Fá maior, de Johann Gottfried Müthel.
A presença de órgãos de tubos no vasto território nacional, cujo fim primeiro foi a sua função litúrgica no culto religioso no seio da Igreja Católica, impõe-se muito para além da dimensão religiosa ou a sua imponência arquitectónica do espaço de culto onde se insere. Contamos com dois distintos instrumentos no nosso concelho em pleno funcionamento, bem diferentes um do outro na sua especificidade.
A oportunidade de realizar concertos de órgão de tubos, contando com exímios instrumentistas, afirmará a importância destes instrumentos como sinal dos tempos, assumindo concomitantemente a intemporalidade no seio de uma comunidade, de uma região, de um território, pois que são um símbolo de união.
Cada concerto ultrapassa as barreiras artísticas e musicais, na medida em que convidamos os espectadores a apreciar as magníficas igrejas que acolhem estes instrumentos, bem assim também toda a riqueza patrimonial que os espaços envolventes proporcionam.
Recorde-se que o projecto “Tradição da Serra ao Mar” surge no âmbito de uma parceria entre os municípios de Cantanhede, Mortágua e Oliveira do Hospital, contando com a colaboração da CulturX – Associação de Desenvolvimento Artístico. Este ciclo de concertos tem como principal objectivo fomentar o investimento na conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do Património Cultural dos territórios dos três concelhos. A iniciativa resulta de uma candidatura ao “Centro 2020 – Programação Cultural em Rede – Afirmar a Sustentabilidade dos Territórios” e está assente numa programação cultural focada na Tradição e no património local e regional, que visa ainda contribuir para a diminuição das assimetrias e reforçar a coesão territorial, sustentando, simultaneamente, o incremento da imagem externa da região nas suas similitudes e particularidades.