José Pedro Fontes e Inês Ponte garantem pódio no rali de Castelo Branco

José Pedro Fontes e Inês Ponte garantem pódio no rali de Castelo Branco
Fotografia: D.R.

O Campeonato de Portugal de Ralis entrou na fase de asfalto com a disputa do Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Rodão, que este fim-de-semana animou a região albicastrense. Era sabido que este regresso do alcatrão era muito desejado pela dupla do Citroën Vodafone Team, José Pedro Fontes/Inês Ponte, que aposta forte nesta segunda metade nesta segunda metade do Campeonato.

A verdade é que ao longo de toda esta edição de 2023 do Rali de Castelo Branco, o piloto que tripula o Citroën C3 Rally2 deu mostras de estar em condições para lutar pelos lugares cimeiros. Fontes esteve invariavelmente entre os mais rápidos ao longo das 11 especiais desta quinta ronda do CPR, chegando a vencer um troço (a segunda passagem por São Vicente da Beira/Louriçal do Campo). Com esta subida ao pódio – e segundo melhor entre os portugueses em prova – José Pedro Fontes/Inês Ponte e o Citroën C3 Rally2 deixaram bem vincados os seus intentos para esta derradeira fase da temporada, fortalecendo a expectativa de mais resultados de relevo nas rondas que estão por realizar e, assim, uma subida na classificação do Campeonato, no qual ocupam atualmente a terceira posição.

À chegada ao pódio em Castelo Branco, José Pedro Fontes esclarecia que “conseguimos um bom lugar e estamos perfeitamente convencidos de que podíamos ter feito ainda melhor. Sabia que a entrada no asfalto nos seria favorável e neste fim-de-semana demos provas claras do que podemos fazer não apenas nas três provas que estão por disputar, mas também em termos de campeonato. Este rali tem características especiais, nomeadamente por ser muito curto, deixando pouca margem para erros, por mais pequenos que sejam. Conseguimos imprimir um ritmo forte e lutámos de igual para igual com os nossos rivais, mas tenho pena de não ter conseguido garantir o quarto triunfo aqui em Castelo Branco...” 

Merece destaque o facto de o pódio deste Rali de Castelo Branco ter contado com dois Citroën, já que no segundo lugar à geral terminou a dupla Bernardo Sousa/José Janela, também tripulando um C3 Rally 2, igualmente preparado pela equipa Sports&You. Pouco mais de um mês separa a ronda da Beira da Baixa do próximo evento pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis, o Rali Vinho Madeira. A prova com base na cidade do Funchal, o mais relevante dos ralis de asfalto do Campeonato, estará na estrada entre 2 e 5 de Agosto.