Lançamento da primeira grande colecção de «Botânica em Português», em nove volumes

Lançamento da primeira grande colecção de «Botânica em Português», em nove volumes
A Câmara Municipal de Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Botânica publicam a primeira grande colecção de Botânica em Língua Portuguesa – «Botânica em Português» –, numa edição conjunta com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, inserida nas publicações da Lisboa Capital Verde Europeia 2020.
 
A cerimónia de lançamento teve lugar, dia 16 de Dezembro, no Salão Nobre da Academia das Ciências, em Lisboa, onde foram apresentados dois dos nove volumes que a integram. A colecção pretende divulgar a Ciência Botânica, numa abordagem completa e rigorosa, dando a conhecer o admirável mundo das plantas nas suas diversas vertentes.
 
A colecção «Botânica em Português», escrita por um conjunto alargado de botânicos portugueses, aborda os principais desenvolvimentos contemporâneos da Biologia das Plantas, desde os temas fundamentais, como a Morfologia, a Sistemática e a Evolução, até à caracterização da flora e dos ecossistemas de Portugal, terminando na Conservação das espécies ameaçadas de extinção.
 
Na sessão de lançamento da colecção foram apresentados dois volumes recentemente editados. O primeiro, Estrutura e Biologia das Plantas, da autoria do Professor Carlos Aguiar, explica-nos tudo sobre a morfologia externa e interna, a biologia e a função do corpo das plantas, abordando detalhadamente temas como a polinização, a reprodução e o crescimento das plantas, numa obra que se ancora nos avanços científicos e nas descobertas mais actuais.
 
Sítios de Interesse Botânico de Portugal Continental, da autoria conjunta de diversos botânicos, dá-nos a conhecer uma selecção dos locais mais importantes e extraordinários para a flora silvestre de Portugal, vários deles bastante ameaçados, mostrando-nos também as plantas mais raras e belas que neles podemos encontrar, e explicando-nos o porquê da singularidade de cada sítio, e avançando explicações para alguns dos mistérios que os envolvem.
 
A colecção, enquadrada pela distinção de Lisboa como Capital Verde Europeia 2020, constitui uma edição cuidada, elegante e profusamente ilustrada com belas fotografias e detalhados diagramas explicativos. Os dois volumes agora lançados juntam-se a Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental, este volume apresentado no passado dia 13 de Outubro na conferência de apresentação dos resultados finais do projecto homónimo (POSEUR-03-2215-FC-000013), que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian. Os restantes seis volumes da colecção serão publicados ao longo do próximo ano de 2021.