Liga MEO Surf: Estrelas do surf nacional rumam ao Norte do país

Os melhores surfistas nacionais estão de volta às ondas do Porto e de Matosinhos pelo vigésimo ano consecutivo, para competirem no Somersby Porto Pro, segunda etapa da Liga MEO Surf 2025, que se realiza de 25 a 27 de Abril. As estrelas do surf nacional regressam, assim, à acção na 1.ª divisão do surf português, que decide os títulos máximos de campeões masculino e feminino, numa prova que em 2024 contou com condições de qualidade elevada.
Galeria Vencedores Somersby Porto Pro
2024 – Tomás Fernandes e Francisca Veselko
2023 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
2022 – Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
2021 – Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot
2020 – Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot
Luís Perloiro, que se estreou a vencer na Liga MEO Surf, e Francisca Veselko, que foi a vencedora das duas últimas edições do Somersby Porto Pro, conquistaram a etapa inaugural da Liga MEO Surf 2025 e, por isso, lideram o ranking nacional, tendo direito a envergar a licra amarela Go Chill no Norte do país.
Luís Perloiro, número 1 do ranking masculino da Liga MEO Surf 2025
“Chegar ao Porto e Matosinhos com a licra amarela Go Chill não vai mudar a minha abordagem à Liga MEO Surf. Não comecei este ano com um objectivo específico de resultado na Liga MEO Surf, pois o meu objectivo passa por competir com os melhores surfistas nacionais, manter o meu nível de surf o mais alto que consiga, e, acima de tudo, divertir-me e fazer boas ondas, que é o que me dá mais gosto. Nos últimos anos entendi que a competição não é a razão pela qual faço surf, é mesmo pelo prazer que sinto quando estou dentro de água a surfar. Isto não significa que não goste de competir ou que não o faça com seriedade. Continuo a gostar de ganhar e continuo a ser ambicioso! Mas vou para o Norte e para as próximas etapas com o intuito de aproveitar bons momentos de surf com os melhores surfistas nacionais. Se aparecerem mais resultados e boas classificações fico muito feliz.”
Francisca Veselko, número 1 do ranking feminino da Liga MEO Surf 2025
“Momentos vêm e vão. Tenho trabalhado para um projecto a longo prazo e é nesse processo que tenho de me focar. Claro que começar o ano com vitórias ajuda na confiança, na motivação e na continuação do trabalho. Tenho consciência que as coisas ainda agora começaram e há muito caminho pela frente, mas o foco continua a ser um passo de cada vez, uma etapa de cada vez. O circuito Challenger Series é muito difícil, muito competitivo e não me quero deixar levar pelas vitórias deste ano. Para o Somersby Porto Pro, como em todas as etapas, vou para ganhar e tudo farei para voltar a repetir a vitória da Figueira da Foz.”
Somersby Porto Pro 2024 em números:
– Campeões da Etapa: Tomás Fernandes e Francisca Veselko
– 1031 ondas surfadas por 96 surfistas inscritos
– Melhor onda (máximo 10 pontos): Teresa Bonvalot, 9,50 pontos
– Melhor pontuação (máximo 20 pontos): Teresa Bonvalot, 18,85 pontos
Catarina Araújo, Vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto da Câmara Municipal do Porto
“É com enorme entusiasmo que, mais uma vez, a Câmara Municipal do Porto se associa à Liga MEO Surf, uma competição que destaca a nova geração do surf nacional. A cada ano, assistimos ao crescimento desta modalidade e, ao apoiarmos este evento, não só promovemos o desporto de ondas, como também projectamos o Porto e a nossa Frente Atlântica como destinos de excelência para os amantes da modalidade. A promoção do desporto e de um estilo de vida saudável está no ADN da nossa cidade e o surf faz parte deste compromisso. O município do Porto tem vindo a apoiar a realização de várias provas, bem como os atletas, através do programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e de Elevado Potencial Desportivo. Receber a Liga MEO Surf nas nossas praias é uma demonstração clara da nossa vontade em continuar a oferecer oportunidades para que os atletas possam brilhar, tanto a nível nacional como internacional, e mostrar o seu espírito competitivo e de superação.”
Nuno Matos, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Matosinhos
“Matosinhos, tendo presente o seu contexto geográfico, histórico e social, naturalmente se associa com o mar e a prática de desportos de deslize, com especial destaque para a modalidade de Surf. O nosso concelho é amplamente reconhecido por ser um ponto de encontro para inúmeros praticantes e entusiastas desta modalidade, atraídos pelas condições ideais das nossas praias e pelas excelentes infra-estruturas que proporcionam tanto a prática desportiva quanto a diversão recreativa. A autarquia tem investido de forma contínua no apoio e na valorização dos desportos de deslize, nomeadamente do Surf, nas suas componentes desportiva e recreativa, com o objectivo de consolidar o Município de Matosinhos como um destino de referência para estes desportos, não apenas em termos locais, mas também no contexto nacional e internacional, reconhecendo o imenso potencial desportivo, económico e turístico das praias matosinhenses e dos inúmeros agentes neste contexto. Importa ainda destacar a actuação do Município para a valorização da qualidade das nossas águas balneares e respectiva monitorização, do investimento na segurança aquática através de uma equipa permanente de socorro balnear e, da colaboração estreita com as várias escolas de surf matosinhenses na promoção e incremento desta modalidade. A realização da 2.ª etapa da Liga MEO Surf 2025 no nosso território, uma importante competição nacional de surf, releva o reconhecimento dos inúmeros agentes desportivos desta modalidade, no trabalho desenvolvido pelo Município de Matosinhos no desenvolvimento e na promoção do Surf e demais desportos de deslize. A Câmara Municipal de Matosinhos continua comprometida com este evento desportivo e certa de que a sua realização será, à semelhança das edições anteriores, um enorme sucesso.”
Desde 2006 que o principal circuito nacional tem tido paragem marcada no Porto e Matosinhos de forma ininterrupta, estando os melhores surfistas nacionais a postos para oferecerem mais um grande espectáculo nas ondas nortenhas, naquela que será a vigésima edição da etapa mais citadina e mais concorrida por parte do público da Liga MEO Surf.
Somersby – Madalena Cunha – Marketing Manager Águas e Sidras Portugal
"Estamos muito entusiasmados por continuar a nossa parceria com a Liga MEO Surf em 2025, reforçando o nosso compromisso com o surf nacional e com todos os que vibram com este desporto. Desde 2017 que temos vindo a aprofundar esta ligação, e é com orgulho que voltamos a dar nome ao Somersby Porto Pro. Este ano, vamos marcar presença com um lounge exclusivo Somersby, onde levamos a boa energia da marca a um espaço de convívio descontraído e memorável. A nossa icónica Van também estará presente a espalhar boa disposição junto do público e estamos ainda a preparar mais surpresas para fãs do surf, sempre com o espírito leve, refrescante e social que define a nossa marca."
Em termos de prémios paralelos, o Somserby Porto Pro irá incluir o Prio Best Wave (melhor onda da etapa), Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3) e a tradicional disputa pela melhor manobra na Expression Session.
O Somersby Porto Pro dá, igualmente, continuidade à corrida aos Wildcards para o Quiksilver Fest, competição internacional de alto prestígio que se realiza em França e que este ano contará com a presença do melhor e da melhor rankeada da Liga MEO Surf a convite da Quiksilver.
Fantasy Surfer – Façam as V/ apostas
Prémio vencedor etapa: fato de surf da Quiksilver, modelo Highline
Prazo constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova
Todas as etapas poderão ser acompanhadas em directo na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: Facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2025 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas, com o patrocínio do MEO, Somersby, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Prio, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, Quiksilver, o apoio local dos Municípios do Porto e Matosinhos e o apoio técnico da Onda Pura Surf Center e da Federação Portuguesa de Surf.
Mais informações AQUI.