Cascais transforma-se na capital da ópera

Cascais transforma-se na capital da ópera
Foto:DR

Evento conta cantores de 18 nacionalidades

 

Cascais recebe a 2ª edição do Cascais Ópera – Concurso Internacional de Canto que contará com 43 jovens cantores líricos de 18 países.

 

De 23 de Abril a 4 de Maio, a vila será palco de uma celebração do talento e da arte da ópera, reunindo promissores cantores em busca de uma oportunidade para lançar as suas carreiras no cenário internacional. Provas ao vivo, masterclasses, concerto de semifinalistas e uma final emocionante na Fundação Calouste Gulbenkian prometem fazer desta edição um momento inesquecível para participantes e público.

 

O concurso conta com um júri de renome, presidido pelo barítono Sergei Leiferkus, figura de destaque na cena operática mundial. Juntam-se a ele a soprano Anna Samuil (da Staatsoper de Berlim), Antonio Pirolli (maestro titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa), Eline de Kat (Coordenadora Artística da Ópera de Monte-Carlo), Ivan van Kalmthout (Executivo Sénior de Ópera), a soprano Juliane Banse (também professora na University Mozarteum de Salzburg), a mezzo-soprano Jennifer Larmore (também professora na Music College Seoul National University) e Pål Christian Moe (Festival de Ópera de Glyndebourne).

 

As provas presenciais e as masterclasses que terão lugar em espaços emblemáticos do Bairro dos Museus, como o Centro Cultural de Cascais, a Casa das Histórias Paula Rego e o Museu Condes de Castro Guimarães, são de entrada gratuita, sujeita à lotação da sala, proporcionando ao público uma oportunidade única de acompanhar de perto a evolução dos concorrentes.

 

Uma das novidades deste ano é o Concerto de Semifinalistas, que se realiza a 30 de Abril no Palácio da Cidadela de Cascais, de entrada gratuita, mediante inscrição. (link para email) Este concerto oferece uma nova oportunidade para que os cantores que não passaram à final sejam ouvidos pelo público e pelo júri em contexto de concerto.

 

O concurso culmina na Grande Final, a 4 de Maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, encontrando-se os bilhetes à venda na Ticketline. Os oito finalistas subirão ao palco acompanhados pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direcção do Maestro Antonio Pirolli.

 

Em jogo estão mais de 40 mil euros em prémios, incluindo o Grand Prix Égide, no valor de 10 mil euros, que garante ainda ao vencedor um contracto com o Teatro Nacional de São Carlos. Além dos prémios monetários, os vencedores poderão assinar contractos com teatros e festivais de ópera internacionais.

 

O Concurso é co-organizado entre a Associação CIVOC, a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luis I. Tem o apoio da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI, Égide - Associação Portuguesa das Artes, Fundação Millennium bcp, Turismo de Cascais, Fundação Calouste Gulbenkian, Câmara Municipal de Lisboa, SRS Legal, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Leitão & Irmão Joalheiros, Hotéis Pestana, Hyundai. Conta com a RTP como parceiro Media e o parceiro institucional deste concurso é o Teatro Nacional de São Carlos.

 

Ópera ao Alcance de Todos

O Cascais Ópera quer que todos possam viver a magia da ópera. Em colaboração com os Sopradores De Imagens, um projecto inovador, que torna os espectáculos mais acessíveis ao público cego e com baixa visão, através de uma descrição ao ouvido dos elementos visuais em cena. Para adquirir os bilhetes é necessário ligar para a ticketline e posteriormente contactar os Sopradores De Imagens indicando o espectáculo Final Cascais Ópera e garantir que tudo está preparado para a melhor experiência: 911 531 627 | sopradoresdeimagens@gmail.com

 

Programa:

Provas Presenciais

As provas presenciais são de entrada gratuita e realizam-se no Centro Cultural de Cascais:

1ª Prova – 24 e 25 de Abril
10h00 - 13h00 | 15h00 - 18h00

Semifinais – 27 e 28 de Abril
27 Abril: 11h00 - 13h00 | 14h40 - 17h00
28 Abril: 10h00 - 13h00

Masterclasses:

Entrada livre para assistir mediante a lotação da sala.

 

Dia 26 Abril: 14h30 - 18h00

Masterclass com Sergei Leiferkus - Museu Condes de Castro Guimarães

Masterclass com Juliane Banse - Casa Da Histórias Paula Rego

Masterclass com Jennifer Larmore - Conservatório de Música de Cascais

Masterclass com Aleksandar Nikolic - Centro Cultural De Cascais

 

Dias 27 e  28 Abril - 10:30 - 18:00

Masterclass de Atuação com Jorge Balça - Casa das Histórias Paula Rego

 

Dia 29 de Abril - 10h30 - 18h00

Masterclass com Sergei Leiferkus - Museu dos Condes de Castro Guimarães

Masterclass com Anna Samuil - Casa das Histórias Paula Rego

Masterclass com Jennifer Larmore - Centro Cultural de Cascais

 

30 Abril - 15:00 - 18:00

Masterclass para Cantores Externos:

Masterclass com Anna Samuil- Casa Da Histórias Paula Rego

Masterclass com Sergei Leiferkus - Museu Condes de Castro Guimarães

 

Concerto de Semifinalistas

Palácio da Cidadela de Cascais
30 de Abril

Reserva de lugar: publicrelations@cascaisopera.com
Sujeito à lotação da sala e confirmação da organização.

Grande Final

Fundação Calouste Gulbenkian
17h00 - 4 de Maio

Bilhetes à venda na ticketline

 

Fundação ”la Caixa”: 50 milhões de euros para 2025

A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no grupo CaixaBank. Em 2025, destina 50 milhões de euros a projectos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.

 

Égide – Associação Portuguesa das Artes,

Fundada em Janeiro de 2022, é uma associação sem fins lucrativos ao serviço da cultura e do desenvolvimento social.
 Constituída por um conjunto de profissionais da área da cultura, tem como lema:

“A Arte que nos une é a Arte que nos fortalece”

 

O seu objecto social radica na promoção e apoio a iniciativas de natureza cultural, artística, educativa e social. Nesse âmbito, posiciona-se como um veículo de excelência para a afirmação das artes e dos talentos nacionais e internacionais, dentro e fora do território Português. Agindo como catalisadora para a produção e promoção das artes, da cultura e do conhecimento, a Égide afirma-se como um elemento pioneiro na construção de pontes entre públicos, artistas, promotores de espectáculos, mecenas e amadores.

 

É na certeza, de que o contributo para um mundo melhor, passa pelas valorização e pela fusão das artes e dos artistas, que a Égide trabalha afincadamente, acreditando, que a felicidade de fazermos Arte em conjunto, nos dá mais e melhor vida e nos torna mais fraternos uns com os outros.

 

SOBRE A FUNDAÇÃO MILLENNIUM BCP

A Fundação Millennium bcp tem como missão contribuir para o desenvolvimento da sociedade, promovendo a defesa de valores culturais e sociais e assumindo um compromisso sólido com princípios de sustentabilidade. Com este propósito, a Fundação procura apoiar iniciativas que não só reforcem a identidade cultural e social das comunidades, mas também fomentem o acesso alargado ao conhecimento e incentivem a inclusão e a coesão social.

 

No âmbito da Cultura, a Fundação dedica-se à valorização do património histórico e artístico, promovendo a sua recuperação, conservação e divulgação, de forma a garantir que este legado seja preservado para gerações presentes e futuras. Além disso, apoia projectos que enriquecem a bcprta cultural, incentivando a criatividade, a inovação e a diversidade no panorama artístico nacional.

 

Na área da Solidariedade Social, a Fundação Millennium bcp investe na capacitação e no fortalecimento de instituições que actuam em prol das comunidades mais vulneráveis, promovendo a sua autonomia e o seu desenvolvimento sustentável. Paralelamente, reconhece a importância do conhecimento e da investigação científica como motores de progresso e inovação, apoiando iniciativas que estimulem a produção e a difusão do saber em diferentes áreas do conhecimento.

 

Através destas acções, a Fundação Millennium bcp reafirma o seu compromisso com um modelo de desenvolvimento sustentável e inclusivo, contribuindo para uma sociedade mais equilibrada, culturalmente rica e socialmente responsável.


Website