MATEUS FEST - Festival integrado na Feira de São Mateus

MATEUS FEST - Festival integrado na Feira de São Mateus
Foto: DR

Foram revelados a 15 de Julho os pormenores do MATEUS FEST, o festival de Verão que irá colocar Viseu no roteiro dos festivais de música e que vai acontecer já a 3 de Agosto. Está integrado na Feira de São Mateus e oferece espectáculos, experiências festivaleiras e animações, sendo, assim, um dia diferente na programação da Feira.

 

Segurança e condições

 

A segurança do público é o principal foco da organização e serão implementadas diversas medidas relacionadas com as entradas, casas de banho e lotação do recinto. Foi, desde logo, expandida a área da frente de palco, instalado no Campo de Viriato (local onde, todos os anos, acontecem os espectáculos da Feira de São Mateus), o palco será recuado cerca de 17 metros, aumentando a actual capacidade para mais 5 mil pessoas. Por outro lado, os portões de entrada terão maior e melhor acesso para os visitantes, haverá uma redução para 25 mil do número máximo de lotação de entradas pagas e serão instaladas casas de banho mais próximo da zona do palco.  As condições de visibilidade e de som no recinto também serão melhoradas, haverá um reforço de 2 torres de som a meio do Picadeiro, que permitirão uma audição perfeita dos espectáculos, e além dos ecrãs do palco e das suas laterais, o MATEUS FEST terá um ecrã localizado no meio do Picadeiro, para maior visibilidade dos concertos.

 

Espectáculos

 

Os irlandeses The Script são os cabeças de cartaz do festival e vão atuar pelas 22h00. Gavin James, outro dos artistas internacionais consagrados a marcar presença, abre o palco pelas 18h30, segue-se a intervenção de Fernando Daniel e o festival encerra com os Hybrid Theory. Os bilhetes têm um custo de 40 euros. Podem ser adquiridos na bilheteira online do MATEUS FEST e na bilheteira física entre os dias 1 e 3 de Agosto.

 

Experiências

 

O recinto abre portas pelas 10h00 e ao longo de todo o dia vive-se um ambiente 100% festivaleiro, com experiências variadas: tatuagens, pinturas, maquilhagem, barbearia e muitas outras propostas. Será, também, uma possibilidade para os operadores locais que trabalham nestas áreas poderem fazer negócio. 

 

Para Pedro Alves, presidente da Viseu Marca, entidade organizadora da Feira de São Mateus, “o MATEUS FEST irá permitir colocar Viseu no roteiro dos festivais de verão e captar novos públicos, não só nacionais, mas também estrangeiros”. O Festival “é um novo estímulo a juntar à secular Feira de São Mateus, vai ao encontro do que procuram as novas gerações e queremos fazer deste o maior festival urbano do interior do País”.

 

Pedro Alves acrescenta que “Viseu já é a melhor cidade do País para se viver, com mais qualidade de vida, e passa agora a ter, também, um festival de Verão integrado na mais antiga feira da Península Ibérica”, para dar resposta às ambições de todos os públicos.

 

Também presente na Conferência de Imprensa de apresentação do MATEUS FEST, Leonor Barata, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Viseu, sublinhou a importância da realização do festival, para a região e para a sua promoção, sendo este um evento que vem preencher uma lacuna e dar resposta às necessidades das faixas etárias mais jovens. Leonor Barata saudou, por outro lado, a preocupação que a organização teve com a segurança do MATEUS FEST, dizendo que “é fundamental haver essa preocupação”.