Novo Circo, Performance, Dança e Literatura em Novembro no Teatro Viriato

Novo Circo, Performance, Dança e Literatura em Novembro no Teatro Viriato
Fotografia: D.R.

O regresso do Novo Circo, com a apresentação do espetáculo "Só" e da oficina "Malabareando", marca a programação de novembro do Teatro Viriato. Um mês repleto de sugestões para todos os públicos, que incluem uma estreia de Miguel Bonneville, uma sessão de leitura que enaltece a poesia feminina, a apresentação de uma das mais icónicas coreografias de Paulo Ribeiro remontada por uma jovem geração de bailarinos, uma peça de teatro sobre a escritora Clarice Lispector, a promoção de mais uma edição do projeto "Noite Fora", o acolhimento de parte da programação do Festival Lugar Futuro, e a apresentação da nova peça coreográfica de Sofia Dias & Vítor Roriz na companhia da dupla turca Filiz Sizanli & Mustafa Kaplan.  

No dia 02 de novembro, Lucinda Loureiro dirige “Ah! Não Conhecia!”, uma leitura encenada que resgata as poetisas e mulheres portuguesas da área da cultura a quem ao longo dos anos não foi dado o devido valor. Com esta sessão, a atriz e encenadora procura entusiasmar as gerações atuais para a leitura e para a descoberta de mulheres artistas, cujo legado foi e é tão importante para a história da literatura portuguesa. “Ah! Não conhecia!” acontece às 21h00, com entrada gratuita, (mediante reserva de bilhete na bilheteira ou através de bilheteira@teatroviriato.com ou 927 412 671).   

Miguel Bonneville prossegue o seu projeto de uma série de espetáculos sobre as vidas e obras de artistas e pensadores que influenciaram o seu percurso artístico e estreia em Viseu, no dia 05 de novembro, às 21h00, a performance “A importância de ser Marguerite Duras”. A nova criação desta série (e a última deste projeto) toma como ponto de partida Marguerite Duras, escritora, cineasta e dramaturga francesa, cuja obra é habitada por personagens em busca de amor até aos limites da loucura ou do crime. Bonneville, a partir do cruzamento entre escrita, vídeo e som, e do seu habitual experimentalismo, procura uma libertação através de ideias que rondam a morte. Os bilhetes já se encontram à venda na bilheteira física e no site do Teatro Viriato e na Bol.  

No âmbito da parceria do Teatro Viriato com a companhia Dançando com a Diferença na candidatura ao programa EEA Grants Portugal, o novo circo irá alegrar as escolas da região de Viseu.  De 08 a 11 de novembro, algumas escolas da região irão acolher Xampatito Pato com o seu espetáculo. “Só” conta-nos uma história sobre uma personagem obsessiva, calculista e meticulosa. Um ser único na sua espécie, rodeado de caixas sem fim, que fogem ao seu controlo e com as quais brinca para dar forma ao seu mundo. Do caos surge um universo delirante onde se reinventa o riso, criando loucura cómica e transformando-se num novo ser, com uma nova figura.  Esta atividade está inserida no INSUL’Arts, projeto financiado através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, onde o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. O mesmo espetáculo será apresentado no Teatro Viriato, numa sessão para famílias, no dia 13 de novembro, às 16h00. No dia anterior, no dia 12 de novembro, os mais jovens apaixonados pelo novo circo podem participar na oficina “Malabareando”. As inscrições podem ser efetuadas até dia 10 de novembro na bilheteira do Teatro Viriato ou através de bilheteira@teatroviriato.com ou 927 412 671. 

Maria Duarte, João Rodrigues e Beatriz Epifânio dão a conhecer um pouco mais a figura de Clarice Lispector com a peça de teatro “Lispector, Instantâneo Cénico”. Um espetáculo que se inspira na entrevista que a escritora concedeu a Júlio Lerner, pouco antes de morrer. Considerada uma escritora intimista e psicológica, Lispector passou pelo jornalismo e escreveu histórias infantis, e o seu último livro publicado em vida, “A Hora da Estrela” (1977), foi alvo de uma versão cinematográfica dirigida por Suzana Amaral, em 1985. A peça é apresentada no dia 11 de novembro, às 21h00 e os bilhetes já se encontram disponíveis para compra.  

No dia 16 de novembro, às 21h00, o Teatro Viriato promove mais uma edição do projeto “Noite Fora: leitura e conversas sobre teatro”, que conta com coordenação de Sónia Barbosa e que, nesta sessão em particular, terá como encenadora convidada Teresa Coutinho. A entrada é gratuita mediante reserva de bilhete na bilheteira ou através de bilheteira@teatroviriato.com ou 927 412 671). 
 
Considerada uma das mais icónicas coreografias de Paulo Ribeiro, “Rumor de Deuses” volta a ganhar vida numa remontagem com um elenco constituído por jovens bailarinos recém-formados e que se espera sejam a nova geração da dança contemporânea em Portugal. Comparada a “Sábado 2”, esta peça coreográfica acaba por ser um trabalho mais contemplativo, que permitiu ao coreógrafo avançar na exploração de novos vocabulários de movimento e de construção de novas situações em que o humor se constrói. A apresentação acontece no dia 26 de novembro, às 21h00, e os bilhetes também já se encontram disponíveis.  

Fechamos o mês de novembro novamente com dança, com a nova criação da dupla portuguesa Sofia Dias & Vítor Roriz e da dupla turca Filiz Sizanli & Mustafa Kaplan. “NEVER ODD OR EVEИ”, que será apresentado no dia 30 de novembro, às 21h00, é um projeto de colaboração destas duas duplas de coreógrafos que apesar de terem abordagens criativas e experiências muito diferentes, partilham o mesmo fascínio pela precisão, minimalismo, linguagem, abstração e um interesse crescente pelas interações entre palavra falada, voz, movimento e gesto. Há algo mais que une estas duplas e que parece ser específico de colaboradores de longa data: uma forte consciência do que significa partilhar um processo criativo.  Os bilhetes para este espetáculo podem ser adquiridos na bilheteira física, site do Teatro Viriato e na Bol.