Oradores e Chef’s nacionais e internacionais debatem gastronomia em Ponte de Lima
Ponte de Lima acolhe nos dias 3 e 4 de Março o evento gastronómico 1st Gastronomy Symposium of Alto Minho que contará com a participação de diversos oradores e chef’s nacionais e internacionais.
A realizar-se no Palacete Villa Moraes, este primeiro simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, contará com a participação, no primeiro dia, de Michele Filippo Fontefrancesco, da Università degli Studi di Scienze Gastronomiche, Itália, e os Chef’s nacionais João Rodrigues, do restaurante Monda e Projeto Matéria, e Liliana Duarte, do restaurante Cor de Tangerina, debatendo a tradição e inovação para um desenvolvimento sustentável do território.
Ainda no primeiro dia, a sessão que irá abordar a temática da Comida e Cultura contará com a participação de Colin Sage, da Independent Research Scholar, Irlanda, e Álvaro Campelo, da Universidade Fernando Pessoa. Rafael Oliveira, da SWORLD – Food and People Consulting, fará a apresentação do Referencial Gastronómico do Minho.
No dia 4 de Março, na primeira sessão que abordará o tema da Cadeia de Valor do Turismo Gastronómico num Destino Turístico, terá a participação de Inãki Gaztelumendi, da United Nations World Tourism Organization, Espanha, John D Mulcahy, da Innovation and Growth Advisors Ltd , Irlanda, e Claudio Cecchinelli, da Bergamo Creative City of Gastronomy UNESCO.
Já o segundo e último painel, subordinado ao tema Novos Negócios Emergentes através da Gastronomia, ficará a cargo de um representante do Basque Culinary Center, do Chef Diogo Novais Pereira, do restaurante Porinhos, e Nuno Vieira e Brito, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, fará a apresentação da ETG – Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima.
O evento contará com tradução em simultâneo para português. As inscrições, gratuitas mas obrigatórias, podem ser efectuadas em https://www.cm-pontedelima.pt/pages/1683.