Mostra de cartazes de cinema de Judite Cília patente na Casa das Imagens

Mostra de cartazes de cinema de Judite Cília patente na Casa das Imagens
Foto: DR

Uma selecção de 18 cartazes de cinema nacional da autoria de Judite Cília, uma das primeiras mulheres portuguesas a assinar designs em nome próprio, está em exposição na Casa das Imagens, em Setúbal, até 8 de Fevereiro de 2025.

 

“Cartazes do Cinema Português – Take 1: Judite Cília” é a primeira exposição de uma série que tem por objectivo contribuir para a divulgação do vasto espólio doado ao município pelo cineasta Lauro António, ao mesmo tempo que oferece um olhar sobre a produção cinematográfica portuguesa e dá a conhecer o trabalho dos ilustradores.

 

Entre os cartazes estão contemplados vários géneros cinematográficos, como o documentário e passando também pelos filmes de artes, inspirados em obras literárias, como o que anuncia o filme “Manhã Submersa”, realizado por Lauro António em 1979, ou “O Bobo”, de José Álvaro Morais.

 

A exposição apresenta 18 dos 24 cartazes da colecção com a assinatura de Judite Cília, referentes a filmes que estiveram em exibição entre 1977 e 1992, uma fotografia cartonada da película de Lauro António, bem como desdobráveis, catálogos de filmes e diversas publicações.

 

Em simultâneo é exibido um pequeno vídeo com a duração de três minutos no qual são partilhados todos os 24 cartazes que compõem a colecção com grafismo de Judite Cília presente no espólio de Lauro António.

 

“Cartazes do Cinema Português – Take 1: Judite Cília” foi inaugurada a 28 de Setembro e fica patente até dia 8 de Fevereiro de 2025, na Casa das Imagens Lauro António. Pode ser vista de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e aos sábados, das 14h00 às 18h00.

 

Nascida em Alcobaça em 1946, Judite Cília foi uma das responsáveis, ao longo da carreira no Instituto Português de Cinema, pela elaboração de cartazes para os mais variados filmes.