Município de Celorico de Basto promove workshop sobre a Vespa Velutina
O Município de Celorico de Basto associou-se à protecção civil e à associação “A Turma da Abelha” e juntos irão levar a cabo um workshop, já no próximo dia 4 de Fevereiro, no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, com o intuito de esclarecer e informar todos os interessados sobre esta espécie invasora.
A vespa Velutina representa uma ameaça crescente tanto para as abelhas, como para os humanos. Saber identificá-las pode ajudar no controlo desta praga. A sessão será ministrada pela “A Turma da Abelha” e irá abordar temas como a “identificação da Vespa Velutina, o plano de acção nacional, as formas de prevenção, as armadilhas, a destruição de ninhos, o maneio apícola e o combate e redução da predação.
A vespa velutina é originária da Ásia, e começou por fixar-se nesta zona em 2011, instala-se sobretudo em áreas urbanas e periurbanas e é um predador da abelha europeia.
Para os humanos o maior perigo não é causado pela quantidade de veneno numa só vespa, mas sim pela possibilidade de uma vespa se sentir em perigo e atacar com o auxílio das companheiras. Nesse caso, a concentração de veneno pode ser tão elevada que provoca uma reacção alérgica que pode ser grave, a ponto de se tornar fatal.
Este workshop irá promover o conhecimento sobre esta espécie invasora, na tentativa de diminuir o impacto causado nos locais onde se encontra e evitar a sua disseminação para outras áreas.