Município de Oliveira do Bairro lança uma campanha de sensibilização contra a violência doméstica.

Município de Oliveira do Bairro  lança uma campanha de sensibilização contra a violência doméstica.
O Município de Oliveira do Bairro e a Equipa de Prevenção de Violência a Adultos (EPVA) do Centro de Saúde local lançaram uma campanha de sensibilização contra a violência doméstica. A iniciativa serve para assinalar o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres”, que se assinala no próximo dia 25 de Novembro.
 
De acordo com Lília Ana Águas, Vereadora da Acção Social do Município bairradino, esta campanha “vai passar por publicações nas redes sociais e pela distribuição de 20 mil sacos de pão e 30.000 individuais, em restaurantes e padarias do Concelho, com várias mensagens e informação essencial para a denúncia de situações de violência doméstica”.
 
Os objectivos desta iniciativa, segundo a autarca de Oliveira do Bairro, passam pela “sensibilização da nossa comunidade para uma problemática que causa milhares de vítimas em Portugal, para além dos casos mais trágicos de homicídio, e cuja responsabilização tem que ser estendida e assumida por toda a sociedade, rompendo com estereótipos culturais que têm escondido esta realidade”. “Queremos dar um sinal claro à nossa comunidade que a violência doméstica tem que ser denunciada, seja pela própria vítima ou por quem tenha conhecimento dessa situação, e que existem instituições e serviços no nosso Concelho que estão capacitadas para ajudar as vítimas destes crimes, como a CPCJ e o Espaço de Apoio à Vitima (EAV), que recentemente o Município criou”, acrescentou Lília Ana Águas.
 
Micaela Oliveira, da Equipa de Prevenção de Violência a Adultos (EPVA) do Centro de Saúde de Oliveira do Bairro, parceira do Município na iniciativa, aponta como público-alvo da campanha toda a comunidade. “Das nossas crianças que sofrem de uma forma maioritariamente indirecta a vida das suas famílias, aos nossos idosos que vêm defraudados os planos de uma vida... e todas as vítimas que se devem sentir apoiadas, informadas e com a coragem para escrever uma nova história”, refere a responsável.
 
Sobre a génese da iniciativa, Micaela Oliveira refere que a “pandemia veio reforçar os laços de cooperação entre a [entidade de] saúde e a nossa autarquia”, que teve um “acolhimento imediato” ao pedido da EPVA do Centro de Saúde de Oliveira do Bairro para avançar com a iniciativa.
A este respeito, Lília Ana Águas refere que o Município está “sempre disponível para colaborar com todas as entidades que queiram desenvolver actividades que resultem em benefício da nossa população”. “A sinergia criada por estas parcerias torna as acções mais eficazes e eficientes, com benefícios para todas as partes envolvidas”.