Município de Portimão promove workshops sobre mobilidade sustentável e saudável na Semana Europeia da Mobilidade

Município de Portimão promove  workshops sobre mobilidade sustentável e saudável na Semana Europeia da Mobilidade

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, o Município de Portimão organiza nos dias 21 e 22 de Setembro dois workshops sobre mobilidade sustentável e saudável, marcados para o auditório do Portimão Arena e com a presença de especialistas na temática.

A realização destes workshops, que serão também transmitidos no Facebook da Câmara Municipal de Portimão, pretende suscitar a discussão de princípios e ideias que encorajem comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável, de forma a consciencializar os cidadãos para os efeitos que as suas escolhas terão na qualidade do ambiente, ao mesmo tempo que lhes proporcionarão oportunidades para se deslocarem de forma sustentável e saudável. Uma vez que é importante a redescoberta e a valorização do património de cidades e vilas pelos seus próprios habitantes, preferencialmente num ambiente mais saudável e agradável, a programação arrancará no dia 21 de Setembro com o workshop “Mobilidade sustentável”, dividido em dois painéis. O primeiro, marcado para as 15h00, tratará do papel das crianças na concepção da nova cidade, tendo como orador Pedro Ribeiro da Silva, urbanista e planeador do território. Segue-se às 17h00 o painel “Cidade, ginásio ao ar livre”, no qual será oradora Paula Teles, directora da MPT – Mobilidade e Planeamento do Território, que se debruçará sobre a devolução das urbes às pessoas e aos seus quotidianos, tornando-as mais amigáveis, inclusivas e saudáveis, ao serviço de uma “Cidade Activa”.

No dia 22 de Setembro, e sob o lema “Mobilidade Saudável”, o primeiro painel tem início às 15h00 e falará sobre “A bicicleta e a convivência no trânsito –da teoria à prática”, com a participação de Rui Bernardino, adjunto do comandante do Sub Destacamento de Trânsito da Guarda Nacional Republicana, que irá sensibilizar para o bom senso e o civismo na utilização sem percalços da bicicleta como meio de transporte, desporto ou lazer.