Museu do Carro Eléctrico leva o público numa viagem mágica até 1928 (20 de Julho, às 20 horas)

Museu do Carro Eléctrico leva o público numa viagem mágica até 1928 (20 de Julho, às 20 horas)
Foto: DR

As visitas noturnas ao Museu do Carro Eléctrico regressam já no dia 20 de Julho (sábado) e, desta vez, com a novidade de serem totalmente da responsabilidade dos actores residentes do espaço museológico, que desafiam os participantes a embarcar numa viagem até ao ano de 1928.

 

Com início pelas 20 horas, esta atividade convida a uma viagem de ida e volta num eléctrico da época, o carro 274, entre Massarelos (Museu) e o Passeio Alegre, bem como a uma visita orientada e teatralizada ao Museu do Carro Eléctrico.

 

São cerca de 120 minutos em que os actores do Museu vão contar histórias, recordar memórias e recriar situações várias que farão os visitantes “recuar” até ao início do século XX.

 

Com a duração de duas horas, esta atividade, foi desenvolvida para os diversos públicos, a partir dos 12 anos de idade, sendo que os menores de idade terão de ser acompanhados por um adulto.

 

As inscrições são limitadas a 40 participantes. A reserva é obrigatória e pode ser realizada até às 14 horas do dia 18 de Julho. O preço para duas pessoas é de 15 euros*, o bilhete unitário tem o custo de 10 euros*.

 

Inscrições: https://bit.ly/visita-20-julho

 

* Os valores apresentados incluem taxa legal de IVA em vigor.

 

O Museu do Carro Eléctrico localiza-se na marginal do Rio Douro, mais concretamente, na Alameda Basílio Teles, nº 51, sendo uma montra privilegiada dos eléctricos do Porto, um dos ex-libris da cidade Invicta. 

 

Sobre o Museu do Carro Eléctrico

 

O Museu do Carro Eléctrico foi fundado no ano de 1992 com o objetivo de preservar e divulgar uma vasta coleção de carros eléctricos, atrelados e veículos de mercadorias de inegável valor patrimonial.

 

A sua exposição permanente, composta por mais de duas dezenas de veículos, incluindo eléctricos, atrelados, carros de tração animal, carros de apoio e outros artefactos, foi ampliada com a abertura da antiga casa das máquinas da central termoeléctrica, onde o vapor das caldeiras era transformado em electricidade. Localiza-se no edifício da antiga Central Termoeléctrica de Massarelos (1915), pertença da STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto.

 

O Museu do Carro Eléctrico proporciona aos seus públicos a oportunidade de aprender, experimentar e conhecer de perto a história, o desenvolvimento e o impacto socioeconómico dos transportes públicos sobre carris da cidade do Porto. Saiba mais em: http://www.museudocarroelectrico.pt

 

Sobre a STCP

 

A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, E.I.M., S.A. – assegura o transporte colectivo público rodoviário de passageiros na AMP, em regime de exclusividade dentro dos limites do concelho do Porto, e no regime geral de concessão nos concelhos limítrofes – Gondomar, Matosinhos, Maia, Valongo e Vila Nova de Gaia. Explora preponderantemente o modo autocarro e, em menor escala, o modo carro eléctrico. A STCP é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, com natureza intermunicipal.

 

A intermunicipalização da STCP, concretizada a 1 de Janeiro de 2021, foi realizada de acordo com o estabelecido no Decreto-Lei nº 151/2019, de 11 de Outubro, alterado pelo Decreto-Lei nº 175/2019, de 27 de Dezembro. O município do Porto é o acionista maioritário, sendo as restantes participações divididas entre os outros cinco concelhos onde a STCP opera. Saiba mais em: www.stcp.pt