"De Casa para um mundo..." exposição patente na Galeria de Arte do Cine Teatro João Verde

"De Casa para um mundo..." exposição patente na Galeria de Arte do Cine Teatro João Verde
Patente na Galeria de Arte do Cine Teatro João Verde, a exposição colectiva “De Casa para um Mundo…” pode ser visitada, até ao dia 28 de Novembro, de segunda a sábado, entre as 14h00 e as 18h00, e durante os espectáculos e sessões cinematográficas.
 
Com curadoria de Maria de Fátima Lambert, a exposição “De Casa para um Mundo…”, reúne trabalhos de 50 autores de diferentes áreas artísticas, tendo sido apresentada na Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira. Monção estreia o percurso de itinerância deste projecto artístico.
 
De acordo com Maria de Fátima Lambert, a exposição visou “incentivar a criatividade no isolamento que afeta(va) todos”, através da “activação de um conjunto de criadores que, não podendo encontrar-se fisicamente, comunicariam entre si”.
Em pormenor, assinalou: “Os artistas concretizaram as suas peças bidimensionais, a partir de 15 palavras enviadas pelos escritores, surgindo, perante nós, gradualmente, 15 mundos de 15 escritores concentrados nas 15 palavras enviadas aos artistas. Das palavras, dos pensamentos e dos actos, resultaram 15 obras imprevistas e sublimes, fruto de técnicas várias”.
 
E, acrescentou Maria de Fátima Lambert, “por sugestão de Paula Freire, a música associou-se ao projecto, tendo sido endereçado convite a 15 compositores que, por sua vez, desenvolveram breves peças musicais, tomando como estímulo as obras dos escritores e artistas”.
 
Assim, quem visitar esta exposição pode, com recurso ao QR Code junto a cada obra, ouvir a peça musical associada. Maria de Fátima Lambert aconselha: “para usufruir desta exposição, posicione-se próximo de cada uma das obras (e longe das pessoas). Leia a legenda, aprecie a trabalho artístico e ouça a peça musical. Tudo isto é a arte feliz”.
 
Neste projecto colectivo, que emergiu do diálogo entre a música, a literatura e as artes plásticas, referência ainda para a participação de 5 designers que criaram imagens para a divulgação da iniciativa, contribuindo para “o cumprimento da movimentação e liberdade condicionadas pelas circunstâncias ainda vividas”.