Museu do Oriente estreia documentário “The Ziguais”
O Museu do Oriente apresenta “The Ziguais”, um documentário em estreia no Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, 2 de Abril, às 16.00, integrado no Programa Dia AUTêntico dinamizado pela APPDA Lisboa. Trata-se do primeiro filme documental sobre o autismo em Portugal, cuja produção contou com o apoio da Fundação Oriente.
“The Ziguais” retrata a história de quem quebra barreiras diariamente: os protagonistas são Catarina, Duarte, Micas e Nando que, em comum, têm muito mais do que o diagnóstico de autismo. Estão unidos pelo poder da música, que os junta também aos restantes membros da banda The Ziguais. Um grupo que não deixa ninguém indiferente e que, em cada concerto, quebra estereótipos, desfaz receios e apaixona quem os ouve a comunicar afectos através da linguagem universal da música. Pessoas que encontraram o seu lugar de felicidade, num mundo que tantas vezes (ainda) não está preparado para as compreender. Uma narrativa intimista, cantada na voz dos seus protagonistas e contada por aqueles que têm o privilégio de estar sempre na primeira fila.
O evento conta com uma comunicação de Peter Vermeulen (Bélgica), subordinada ao tema “AUThentic Happiness”. Peter Vermeulen é Mestre e Doutor em Psicologia e Ciências da Educação e trabalha há mais de 30 anos com pessoas com autismo, tendo publicado vários livros e artigos sobre o tema. Comunicador de excelência, dá palestras e workshops em todo o mundo, sendo o seu foco actual a felicidade e o autismo.
Após a exibição do documentário, decorre uma mesa-redonda que convida o público a participar activamente, partilhando as suas perspectivas sobre o primeiro documentário sobre autismo em Portugal.