Rafael Sousa sexto classificado no Europeu de XCO
O português Rafael Sousa conseguiu a sexta posição na prova de cross country olímpico (XCO) para juniores masculinos do Campeonato da Europa de BTT, que decorre na pista de Tamengos, Anadia. Beatriz Guerra, no primeiro ano como júnior, teve uma estreia auspiciosa em Campeonatos da Europa, terminando na 21.ª posição.
O corredor da Selecção Nacional fez uma corrida em crescendo. Rodou nas primeiras voltas a fechar os dez melhores em pista, mas foi progredindo na corrida, incentivado pelo público português.
Fez uma prova por “etapas”. Ou seja, foi avançando de grupo em grupo para fechar a prova no melhor lugar que ocupou em pista ao longo de toda a corrida. Foi sexto, mas a forma como correu, gerindo bem a capacidade física, fez com que ficasse apenas a 26 segundos da medalha de prata.
O dinamarquês Withen Philipsen apresentou-se num patamar inacessível para a restante concorrência. Isolou-se à entrada na terceira das sete voltas e pedalou em solitário para cortar a meta com 54 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, o neerlandês Freek Bouten. O terceiro, com mais 58 segundos do que o vencedor, foi o norueguês Sivert Ekroll.
Rafael Sousa encabeçou a longa lista de participantes portugueses. Foi sexto, com mais 1m20s do que o vencedor. No final estava feliz e muito emocionado. “Trabalhei para conseguir este resultado. Sonhava com um desempenho assim, mas não sabia se seria possível. Mas o apoio do público foi incrível. Sem este incentivo não teria conseguido”, salientou o corredor nacional.
Na lista de corredores portugueses em prova, todos a terminarem na volta do vencedor, seguiram-se Guilherme Barros, 32.º, a 5m02s, Tomás Gaspar, 45.º, a 6m32s, João Fonseca, 47.º, a 7m03s, Rodrigo Araújo, 48.º, a 7m15s, Lucas Ferreira, 55.º, a 8m52s, Duarte Galvão, 58.º, a 9m59s, e Eduardo Rodrigues, 60.º, a 10m27s.
Durante a tarde disputou-se a prova feminina de juniores, com mais um bom desempenho para Portugal. Beatriz Guerra, júnior de primeiro ano, teve uma estreia auspiciosa em Campeonatos da Europa. Fez uma prova de grande autocontrolo, gerindo as forças e ganhando posições com o decorrer da competição.
Na primeira volta colocou-se na 30.ª posição. Na segunda das cinco voltas progrediu até à 24.ª posição. Fez grande parte da prova nessa posição, mas na volta final ganhou novo fôlego e cresceu dentro da prova para cortar a mete no 21.º lugar, a 5m26s da vencedora, a italiana Valentina Corvi.
"Foi uma corrida sempre 'à morte', não deu para descansar um momento que fosse. Sei que tenho de melhorar alguns pormenores, mas já penso nas próximas provas e em fazer melhor", disse Beatriz Guerra depois da prova.
A decisão da corrida manteve-se em aberto até às pedaladas finais. Valentina Corvi, Carla Hahn (Alemanha) e Katrin Embacher (Áustria) entraram sozinhas na última volta. A italiana e a alemã destacaram-se e discutiram a corrida ao sprint. Valentina Corvi venceu com 1 segundo de vantagem sobre Carla Hahn. Katrin Embacher fechou o pódio, a 14 segundos.
O seleccionador nacional, Pedro Vigário, ficou satisfeito com a forma como decorreu a jornada para a Selecção Nacional. "Foi um dia bom para o BTT português. O sexto lugar num Campeonato da Europa é muito bom, mas mais relevante ainda foi o facto de o Rafael ter estado na discussão dos lugares de pódio. A Beatriz é uma corredora de primeiro ano e este foi o seu primeiro Campeonato da Europa. Fez uma boa corrida e é uma ciclista ainda com muita margem de evolução. Dá-nos muita esperança para o futuro", resume o responsável técnico.
O Campeonato da Europa de BTT termina neste domingo. Às 11h00 corre-se a prova de XCO para sub-23 femininas. Portugal estará representado por Ana Santos. Às 14h00 é a vez dos sub-23 masculinos, com João Cruz, Diogo Neves, Tomás Frazão, Alexandre Gonçalves e Artur Mendonça entre os inscritos.