Museu do Oriente recebe Misty Fest 2021
O Museu do Oriente é o palco de eleição do Misty Fest 2021, entre 4 e 26 de Novembro, num mês repleto de música dos quatro cantos do mundo com os artistas NOPO Orchestra, Suso Sáiz, Mathew Halsall, Nancy Vieira, Joep Beving e Travis Birds.
NOPO Orchestra é o projecto que marca o reencontro dos mestres Rão Kyao e Karl Seglem, de Portugal e da Noruega, e que sobe ao palco no dia 4 de Novembro, às 21.00. Ambos saxofonistas de raiz, tanto Rão como Karl buscaram outros sons noutros instrumentos, como forma de se ligarem a um sentir talvez mais místico ou ancestral: as flautas de bambu, no caso do mestre português, os chifres de cabra, no caso do norueguês. Neste concerto, Rão Kyao e Karl Seglem terão ao seu lado Francisco Sales, guitarrista português que gravou dois trabalhos altamente aplaudidos internacionalmente, Valediction e Miles Away. Dois passaportes que lhe permitiram tocar com vários expoentes da cena jazz internacional, a partir da sua base de carreira, em Londres.
No dia 7 de Novembro, às 21.00, Suso Sáiz mostra, no Auditório do Museu do Oriente, por que é um dos maiores tesouros da modernidade espanhola, um discreto gigante com uma discografia que se estende por quase quatro décadas e que, nos últimos anos, reencontrou lugar no presente.
O novo jazz britânico chega-nos pela mestria de Mathew Halsall, a 11 de Novembro, às 21.00. O trompetista de Manchester mostra o seu mais recente álbum, Salute to the Sun, apontado como um marco contemporâneo do jazz mais espiritual, à frente de um sexteto de incríveis músicos da nova escola do jazz inglês.
Nancy Vieira é uma das vozes que marcam a edição 2021 do Misty Fest, ocasião para que se está a preparar com um espectáculo especial, rodeada dos seus músicos habituais, mas também com vários convidados. A 14 de Novembro, com dois espectáculos às 17.00 e às 21.00, a artista cabo-verdiana apresenta o seu mais recente trabalho, Manhã Florida, mas também outros pontos altos de uma carreira muito celebrada.
Segue-se o pianista holandês Joep Beving, a 21 de Novembro, às 21.00, com o seu mais recente trabalho Henosis. O envolvimento orquestral e electrónico eleva o piano a novos patamares de encantamento.
A encerrar este mês de arte sonora no Museu do Oriente, Travis Birds. Uma cantora madrilena que poderá muito bem revelar-se a nova obsessão colectiva dos que buscam música sem fronteiras, sem classificações fáceis, visceral, autêntica e apaixonante. A 26 de Novembro, às 21.00, mostra-nos La Costa de los Mosquitos, uma janela aberta sobre o seu mundo interior, como a própria o descreve, um disco que promete plantá-la firmemente no futuro.