Música entre Espécies Companheiras
Música Entre Espécies Companheiras assim se chama o ciclo proposto pela Galeria Municipal do Porto, com curadoria da Lovers & Lollypops, que pretende dar música a cães – e suas companhias –, em diferentes espaços da cidade do Porto.
Música entre Espécies Companheiras proporá um conjunto de seis momentos musicais concebidos e realizados para, e com cães, os seus companheiros humanos e outras presenças mais-do-que-humanas que se queiram juntar a estas sessões.
Inspirados no Manifesto das espécies companheiras, da filósofa Donna J. Haraway, e em estudos científicos sobre a inclinação dos cães para o som e a música, os concertos irão ter em conta as sensibilidades e capacidades auditivas únicas destes animais, através do conhecimento de especialistas em audição canina.
A primeira apresentação acontece já no dia 28 de Maio, às 18 horas, no parque da Quinta do Covelo e a actuação ficará a cargo de OMNE. Incorporando diferentes influências, OMNE tem vindo a apresentar sessões imersivas e duracionais, de sonoridades contemplativas e psicadélicas, onde a sonoridade canina, e as suas particularidades e sensibilidades serão exploradas.
O ciclo de concertos, de frequência mensal, será apresentado até ao final do ano e contará com uma lista ecléctica de participações, em diálogo: Gaspar Cohen & Francisco Babo, Violeta Azevedo & Ariyouok, Lendl Barcelos & Dora Vieira, Cobracoral e João Grilo & Suzana.
A entrada é gratuita em todos os concertos, mas sujeita à lotação de cada espaço. Toda a informação pode ser encontrada no site da Galeria Municipal do Porto, em www.galeriamunicipaldoporto.pt.