Festival Micro Clima 14 e 15 de Abril na SMUP, Parede

Festival Micro Clima 14 e 15 de Abril na SMUP, Parede
Fotografia: D.R.

O Festival Micro Clima é um dos projectos da programação anual da Associação Micro Clima. Nasceu em 2017 pela mão de um conjunto de amigos em redor da SMUP - Sociedade Musical União Paredense e desde então tem sido acarinhado, crescendo a cada edição com a participação de vários artistas musicais e plásticos. A ideia é oferecer ao público um programa heterogéneo, não se limitando a um só género musical ou corrente artística. Os dois dias de festival pretendem ser assim uma celebração da transdisciplinaridade e do multiculturalismo, convidando o público, de diferentes gerações, culturas e geografias, a partilhar um ambiente acolhedor e plural. Nas suas edições anteriores, o Festival Micro Clima recebeu artistas como Conjunto Corona, B Fachada, Ena Pá 2000, Sensible Soccers, Bonga, Luís Severo, Jasmim, Rapaz Ego, Bone Slim, Filipe Karlsson, Tito Paris, Álcool Club, entre outros.

Abraçar novos talentos é uma das motivações deste festival, rodeado de um núcleo musical e artístico muito efervescente e consciente do paradigma artístico actual, juntando assim artistas de referência com uma nova geração. A prova disso é o cartaz que o Festival Micro Clima apresenta em 2023, com artistas consagrados como Pongo, EU.CLIDES, Ganso ou Progressivu e artistas emergentes como Soluna, Extrazen, Atalaia Airlines e M3DUSA.

O artista luso-cabo-verdiano EU.CLIDES, que sobe ao palco do Festival Micro Clima a 14 de Abril, lançou a 10 de Março o seu primeiro álbum “DECLIVE”. Dividido em 11 novas canções, o primeiro álbum do artista poderá ser ouvido ao vivo no primeiro dia de festival. O artista Extrazen, que actua no Festival Micro Clima a 15 de Abril, lançou a 24 de Março o seu novo single “SLEEP”, que poderá ser ouvido pela primeira vez ao vivo no segundo dia de festival.

Em 2023, o Festival Micro Clima conta com várias intervenções artísticas no território das artes visuais. Os artistas visuais João Campolargo Teixeira e João Madureira apresentam uma instalação inédita, baseada “na essência dos espaços e das relações que estes podem ter com as pessoas que os ocupam nos seus percursos quotidianos”, nas palavras do artista João Madureira. Além desta instalação, como é já hábito no Festival Micro Clima, convidámos artistas visuais para fazer intervenções plásticas nas nossas casas-de-banho. Com percursos distintos e abordagens artísticas diversas, Eugénia Burnay, Margarida Conceição, Ricardo Oliveira e Luísa Tudela são os artistas escolhidos para a edição deste ano. Mariana Tudela e Pedro Fernandes voltam a ser os artistas responsáveis pela cenografia do nosso palco, que ano após ano não deixa de surpreender e de ser um símbolo distintivo do Festival Micro Clima. 

O Festival Micro Clima tem também como objectivo romper com a ideia de uma oferta cultural para a dita "periferia" da capital, trazendo uma programação diversificada e de qualidade, e promovendo novas centralidades, através do desenvolvimento de laços afectivos com o território e com a comunidade.

Já está online a playlist oficial do Festival Micro Clima 2023, no Spotify. São 4 horas de música dos artistas que vão estar connosco nos dias 14 e 15 de Abril, na SMUP. Desde Pongo, EU.CLIDES ou Ganso, a Soluna, Extrazen, Atalaia Airlines ou Progressivu, fica a conhecer melhor aquilo que vais poder ouvir nos dois dias de festival. Podes aceder através deste link, da nossa página no Spotify ou através da Linktree no nosso Instagram.

Este ano, o Festival Micro Clima conta com uma zona de alimentação, com oferta variada e opções vegetarianas/vegan. O público poderá também trazer o seu copo de plástico reutilizável com as medidas de 25cl e 50cl.

A venda de passes é limitada e estão quase a esgotar. Os passes e bilhetes estão à venda, por preços entre os 20€ e os 35€, através da linktree no nosso Instagram ou em Seetickets.com.