Feira de Sant’Iago abre portas a 17 dias de entretenimento (
A Feira de Sant’Iago 2023, a mais participada festa setubalense, abriu ontem portas para duas semanas consecutivas de entretenimento, com concertos, gastronomia e divertimentos para todas as idades, este ano dedicada ao poeta azeitonense Sebastião da Gama.
O certame organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, está até ao dia 6 de Agosto no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, em edição marcada pelo regresso à normalidade de uma feira secular, com 17 dias do tradicional certame que atrai setubalenses e visitantes.
A edição 2023, que abriu ao ritmo de uma arruda pelos Tocá Rufar – Projecto de Percussão, é dedicado a Sebastião da Gama, numa associação às comemorações em curso do centenário nascimento do poeta azeitonense, destacado no pavilhão da Câmara Municipal de Setúbal.
Numa infra-estrutura de concepção arrojada, a vida de Sebastião da Gama, assim como da mulher Joana Luísa, são partilhadas com setubalenses e visitantes em dez painéis temáticos que exploram a vertente pessoal do poeta azeitonense, a par da obra e dos recursos que perpetuam a sua memória.
Outro dos destaques vai para a zona Enogastronómica, dedicada à gastronomia e vinhos da região, com sessões de showcooking orientadas por chefs de renome, assim como para a Feira do Livro e do Disco, promovida em parceria com a empresa Restart, que, além da venda de artigos, reserva sessões de autógrafos e miniconcertos.
Nas propostas institucionais, além do pavilhão da Câmara Municipal de Setúbal, dedicado a Sebastião da Gama a propósito do centenário do nascimento, o certame dá a conhecer melhor os Serviços Municipalizados de Setúbal, as juntas de freguesia e várias empresas e associações da região.
Realce, num ano em que se celebra o centésimo aniversário do Porto de Setúbal, para uma exposição concebida pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra que assinala este marco e recupera momentos importantes da história de um dos mais destacados portos nacionais.
Atractivo na Feira de Sant’Iago é o programa musical, com um conjunto de concertos para todos os públicos proporcionados no Palco Sant’Iago, o principal, às 22h00, assim como no Palco Encontros, com actuações entre as 21h00 e as 24h00, de artistas e projetos emergentes ou que fazem parte do universo identitário do concelho.
O programa musical no Palco Sant’Iago teve honras de abertura, ontem à noite, com o espectáculo “Zeca Afonso tocado por miúdos”, a cargo do Conservatório Regional de Setúbal, a que se segue, hoje, um concerto de Aurea, e, no domingo, o Festival de Dança de Setúbal.
Seguem-se, a 24, Nenny, a 25, João Pedro Pais, a 26, Seiva e Banda da Capricho, a 27, Bateu Matou, a 28, Linda Martini, a 29, o espectáculo infantil “Masha e o Urso” e a “Ovelha Choné”, neste caso às 21h00, a 30, Deolinda de Jesus e Teresa Tapadas, e a 31, Cais Sodré Funk Connection.
A edição deste ano de maratonas musicais no Palco Sant’Iago conta ainda, em Agosto, com concertos de Julinho KSD, a 1, Toy, a 2, Bárbara Tinoco, a 3, Sara Correia, a 4, Slow J, a 5, e de Pedro Abrunhosa, que tem honras de encerramento da Feira de Sant’Iago, no dia 6.
Além do programa dos dois palcos, o recinto da feira é animado com artes performativas e música, envolvendo companhias e grupos de teatro locais, grupos de samba, bandas filarmónicas e tunas académicas, entre outros artistas, e, em matéria gastronómica, conta com trinta restaurantes, incluindo, pela primeira vez, uma marisqueira da cidade.
Há ainda a Zona Desportiva, dinamizada pela Decathlon, onde os visitantes podem adquirir material desportivo e participar em actividades e jogos tradicionais, com o apoio da Associação das Colectividades do Concelho de Setúbal e da Federação das Colectividades do Distrito de Setúbal.
O espaço desportivo instalado no Parque Sant’Iago reserva ainda, ao longo das duas semanas, demonstrações, entre as quais de kickboxing, dança do ventre, atletismo, skate e de inclusão, além de também organizar um passatempo com a atribuição de vários prémios.
O horário de funcionamento da Feira de Sant’Iago é das 18h00 à 01h00 de segunda a quinta-feira, das 18h00 às 02h00 à sexta-feira, das 16h00 às 02h00 ao sábado e das 16h00 à 01h00 ao domingo.
O certame está preparado com duas grandes zonas de estacionamento ordenado gratuito, um junto do recinto e, o outro na Avenida Teixeira do Vale.
A Carris Metropolitana ajustou as linhas de autocarros para servir melhor durante o período do certame, com horários mais alargados de circulações, pensados especificamente para os períodos de maior fluxo de visitantes.