Nena, Carminho, Bárbara Tinoco, Paulo Gonzo, Fingertips e tributo a Beatles nas Festas da Cidade de Coimbra 2023

Nena, Carminho, Bárbara Tinoco, Paulo Gonzo, Fingertips e tributo a Beatles nas Festas da Cidade de Coimbra 2023
Fotografia: D.R.

As Festas da Cidade de Coimbra 2023 vão realizar-se de 30 de junho a 8 de Julho no Jardim da Sereia. São nove dias, nove concertos, mais de uma centena de músicos de Coimbra, cinco grandes nomes da música nacional e, ainda, um projecto internacional de tributo aos Beatles. Nena, Carminho, Bárbara Tinoco, Paulo Gonzo e Fingertips são os nomes nacionais, aos quais se juntam os conimbricenses Pensão Flor, “Tudo isto é Coimbra” (que leva a palco 85 músicos locais), “Coimbra, cidade das canções e emoções” e o espectáculo internacional Help! de tributo aos Beatles. Os espectáculos são todos de entrada gratuita. O programa foi apresentado hoje, dia 02 de Maio, no Jardim da Sereia, com a presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, e do vice-presidente da autarquia, Francisco Veiga.

As Festas da Cidade de Coimbra 2023 vão juntar consagrados nomes da música nacional a vários projectos locais, que envolvem mais de uma centena de músicos de Coimbra, e incluem, ainda, um projecto internacional de tributo a uma das maiores bandas de sempre, os Beatles. O Jardim da Sereia volta a ser o palco de toda a festa, de 30 de junho a 8 de Julho, com nove concertos gratuitos, reforçando assim o posicionamento de Coimbra enquanto cidade de referência na realização de espectáculos musicais ao ar livre, capaz de mobilizar a cidade e atrair, também, inúmeros visitantes. O programa inclui, ainda, vários outros eventos culturais e desportivos, entre muitas outras iniciativas.

Nena, premiada há dias como artista revelação dos Prémios Play, vai estrear-se nos palcos da cidade logo na sexta-feira, dia 30 de junho, às 21h30, marcando, assim, o início das festas. Pelo palco do Jardim da Sereia, vão passar ainda Carminho (sábado, 1 de Julho), Pensão Flor (domingo, 2 de Julho), Paulo Gonzo (segunda-feira, 3 de Julho), “Tudo isto é Coimbra” (terça-feira, 4 de Julho), o tributo aos Beatles, Help! (quarta-feira, 5 de Julho), “Coimbra, cidade das canções e emoções” (quinta-feira, 6 de Julho), Bárbara Tinoco (sexta-feira, 7 de Julho) e Fingertips (sábado, 8 de Julho). Os concertos são gratuitos e começam todos às 21h30. Na noite de 03 para 04 de Julho vai haver ainda o habitual espectáculo de pirotecnia.

O programa deste ano assume particular relevância por dar continuidade ao ambicioso cartaz de grandes eventos que tem sido levado a cabo pelo actual executivo municipal. A par disso, é um evento ecléctico e democrático, uma vez que possibilita que toda a população tenha livre acesso aos concertos. O evento inclui, ainda, um diversificado conjunto de iniciativas culturais e desportivas, que serão divulgadas com mais detalhe oportunamente.

As Festas da Cidade de Coimbra 2023 assumem-se como uma organização que se pretende partilhada, cuja aposta é chamar a si a colaboração e participação de toda a cidade, dos munícipes, das instituições, dos espaços patrimoniais, garantindo também a capacidade de atracção turística com a captação de visitantes e turistas. É essa a particularidade que faz também desta uma celebração abrangente, dinâmica e, por isso, a grande festa de Coimbra.

As Festas da Cidade de Coimbra 2023 são uma organização da Câmara Municipal de Coimbra. O programa foi apresentado hoje, dia 02 de Maio, em conferência de imprensa no Jardim da Sereia, na presença do presidente da Câmara, José Manuel Silva, do vice-presidente da autarquia, Francisco Veiga, da chefe do Gabinete de Grandes Eventos da CM de Coimbra, Dora Santana, e dos artistas Nena e Bruno Costa.