No Fio da Tradição Japonesa

No Fio da Tradição Japonesa
Fotografia: D.R.

O Japão, as suas artes e ofícios tradicionais ligadas à tecelagem estão em destaque nas oficinas do Museu do Oriente, com duas sessões nos dias 19 e 26 de Julho, dedicadas a duas técnicas tradicionais de Sashiko e uma actividade no dia 25 sobre a arte de Mizuhiki, que ensina a aplicar nós decorativos de carácter auspicioso.

A ancestral técnica japonesa de Sashiko é uma forma única de arte que usa padrões e explora diferentes formas. Os múltiplos "moyozashi", ou seja, padrões para Sashiko, encontraram inspiração em todo o lado e servem, hoje, para renovar roupas recorrendo a uma técnica de bordado. Na oficina de 19 de Julho aplicam-se as potencialidades do Sashiko a um motivo circular.

Mizuhiki é a arte tradicional japonesa que consiste em entrelaçar nós numa corda feita em papel de arroz banhada a cola e posteriormente tingida. Cada cor escolhida possui um significado, bem como cada nó. Utilizada em ocasiões especiais como casamentos, funerais ou cerimónias budistas, é considerada uma arte auspiciosa e com o tempo, a utilização da técnica evoluiu para uma panóplia de aplicações. A oficina de dia 25 de julho, “Mizuhiki – Nós japoneses” propõe testar esta técnica, aliando o simbolismo tradicional à criatividade individual.

No dia 26 de Julho, a sessão de Sashiko debruça-se na decoração de um pedaço de tecido recorrendo ao padrão em diamante.  Se na sessão anterior foram abordados os "moyozashi" (padrões) mais simples, nesta atenção é virada para os "hitomezashi", segundo os quais o padrão emerge de um ponto mais denso.