No próximo dia 26 de Setembro, pelas 21h30, o Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, acolhe uma noite de cantoria, intitulada o “Regresso do Povo”, com os cantadores José Eliseu, José Fernando, Maria Clara, Fábio Ourique, José Esteves, Ricardo Martins e Roberto Toledo.
O Vice-presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Carlos Armando Costa, com o pelouro da Cultura revela “satisfação” com a concretização do evento, explicando que apesar de se viver um ano excepcional, onde as festividades tradicionais não se realizaram, devido ao novo coronavírus, “foi a pensar exactamente no regresso do povo às cantorias que a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Cooperativa Praia Cultural quiseram fazer do Auditório do Ramo Grande o ponto de reencontro entre os cantadores ao desafio e o povo da nossa ilha”.
“Nunca na história da Cantoria Açoriana, as nossas gentes e os cantadores foram obrigados a manter um distanciamento físico durante tanto tempo. Esta tradição é uma das mais apreciadas pelo povo açoriano e, na Ilha Terceira, tem um impacto cultural ainda maior, onde, desde cedo, se revelou ser o epicentro desta vertente da poesia popular e um berço por excelência de cantadores predestinados”, refere o autarca praiense.
Durante a ocasião, os artistas presentes farão uma homenagem póstuma ao tocador Armando Alves, considerado um “vulto de relevo da cultura popular açoriana, falecido durante este interregno das festividades tradicionais”, refere Carlos Armando Costa.
Os bilhetes para este espectáculo terão um custo de cinco euros e estarão disponíveis, brevemente, para aquisição nos sítios habituais (bilheteira da Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira – durante os dias úteis, no horário das 09h00 às 17h00 – e na plataforma Ticketline). No dia do espectáculo, a bilheteira do Auditório do Ramo Grande abre duas horas antes do início do espectáculo.
No âmbito das recomendações de segurança e saúde pública emitidas pela Autoridade Regional de Saúde, o Auditório do Ramo Grande terá uma lotação reduzida, sendo obrigatória a utilização de máscara na entrada, durante o espectáculo e até à saída.