Nova temporada do Teatro Viriato
4. Nova temporada do Teatro Viriato
Com o desvanecer das limitações impostas pela pandemia, o Teatro Viriato volta a acolher espectáculos internacionais de relevo, como é o caso do concerto de Owen Pallett e The Hidden Cameras, ou dos espectáculos de Circo Contemporâneo “Smashed 2”, da companhia Gandini Juggling e que abre a temporada e “Ancrage”, de Modou Fata Touré, da companhia senegalesa SenCirk. O Teatro Viriato regressa com todo o fulgor ao espírito de extroversão com a programação de vários espectáculos fora do edifício, criando novas e reforçando parcerias existentes. É o caso do concerto “Trypas Corassão” que irá acontecer no Carmo’81, do concerto com a Orquestra Bamba Social que irá ocupar o Jardim Sensorial de Santo António, da caminhada “Selvilização” que percorrerá algumas ruas da cidade, da performance “Silent Disco” que decorrerá na discoteca NB, da estreia de “Dolo” na Associação Comercial do Distrito de Viseu, da performance “Marcha 25 de Abril” e da caminhada “Ervas Comestíveis e Alternativas”, que acontecerão nas ruas de Viseu, do projecto “Do princípio do mundo” que terá uma caminhada nas ruas da cidade e uma instalação na galeria caos, e do “Teatro Fora de Formato” de Miguel Fragata e Inês Barahona que acontecerá pela cidade de Viseu sem hora ou data marcada.
Aprofundar as relações de parceria com companhias, artistas e diferentes entidades com quem temos vindo ao longo dos anos a cimentar uma colaboração profícua é também uma das apostas para 2023. A nível local teremos parcerias com Carmo’81, Freguesia de Viseu, Associação Comercial do Distrito de Viseu, caos - Casa d’Artes e Ofícios, NB, Half.Arroba. A nível nacional teremos parcerias com TNDM II, gnration, Trengo, Plano Nacional das Artes e Dançando com a Diferença.
Também a mediação cultural volta a ser uma preocupação em 2023, que é visível na extensa oferta de espectáculos para famílias e para a comunidade escolar, sem esquecer os restantes públicos.