"Novos Românticos" abordam a precariedade e a saúde mental no seu EP de estreia
Os “Novos Românticos” surgem no início de 2023, inspirados no movimento “New Romantic”, originário na subcultura do Reino Unido, com a intenção de utilizar essa mesma sonoridade para dar voz aos problemas laborais da actualidade, recorrendo a letras de teor interventivo, ilustrando assim a sua realidade e a de milhares de portugueses que lutam diariamente com sérios problemas de precariedade que afectam não só a sua estabilidade pessoal e financeira, mas também a sua saúde mental.
O EP, homónimo, e com data de lançamento marcada para o Dia Internacional do Trabalhador, pretende fazer um retracto cru e fiel às suas vivências e à sociedade contemporânea portuguesa, como é o caso do single de apresentação do disco, “Cão Velho”, que invoca, em jeito de “provocação empírica”, uma intensa reflexão sobre a resignação e o desânimo dos “sobreviventes” do mercado de trabalho.
‘Somos amigos há vários anos e decidimos juntar-nos numa sala de ensaios numa altura em que estávamos a passar por imensos problemas psicológicos, muito por culpa das condições precárias em que nos encontrávamos. De forma bastante terapêutica, exteriorizamos o que nos estava na alma através da música! Este primeiro EP é a consequência dessa revolta e a libertação daquilo que nos prendia ao desapego.’ - rematam os membros da banda portuense.
Sob a atmosfera da “new wave” e a estética melódica da "synthpop", encontramos frases de contestação como: “rotina, oito horas diárias, sem tempo para mijar, longa espera, folgas precárias, sem tempo para sonhar”, e ainda “sinto-me febril, vocês mataram Abril, inventem uma nova conspiração, esta já não me serve”.
O disco foi produzido, misturado e masterizado por João Losa (músico e produtor dos “Malibu Gas Station”) e conta com três faixas: “Cão Velho”, “Tempo Pra Mijar”, e “Batalhão” que estão disponíveis, simbolicamente, a partir do dia 1 de Maio em todas as plataformas digitais.
Ao longo do dia de lançamento, o EP "Novos Românticos", foi disponibilizado gratuitamente na conta oficial de Instagram do projecto: @novosromanticos.pt