"Histórias com Banda Sonora” reúne em livro relatos e sonoridades da década de 50
O Vereador da Cultura, Paulo Mendes, presidiu ontem, em representação da Presidente da autarquia, Maria José Lemos Duarte, ao lançamento do livro “Histórias com Banda Sonora”, publicação que surge na sequência do projecto audiovisual que juntou no palco do Coliseu Micalense grupos musicais do concelho que marcaram diferentes gerações.
Na sessão, que decorreu no Teatro Micaelense, Paulo Mendes sublinhou a importância deste projeto para a dinamização cultural de Ponta Delgada, “num período, de combate à pandemia, particularmente difícil para todos e particularmente para o sector cultural, onde se incluem os músicos e técnicos, que estiveram impossibilitados de actuar em concertos”.
O autarca lembrou que o executivo camarário acolheu, desde a primeira hora, a proposta de José F. Andrade, da Ruído Audiovisual, produtor do programa e autor do livro, editado pelo Município de Ponta Delgada, de juntar em palco os grupos musicais que, através da sua música, criaram a banda sonora de várias gerações e de diferentes épocas.
“Estão cá estórias, alguns segredos, aquilo que aconteceu desde a década de 50 até à actualidade, que faz parte da nossa História colectiva e, por isso, este livro acaba por ser um registo que atravessa diferentes épocas às quais recuamos através dos relatos, da música e das sonoridades de diferentes gerações”, argumentou o Vereador da Cultura.
Paulo Mendes acrescentou ainda que este projecto “é um exemplo concreto de como podemos convocar o ano 2020 e de homenagear as gerações mais antigas e colocá-las em diálogo com as gerações mais novas, numa inequívoca valorização do nosso património cultural”.
Na sessão, participaram, além do Vereador da Cultura e de José F. Andrade, Mário Jorge Pacheco, apresentador do programa; Cristóvão Medeiros, d’ “Os Académicos”; e Vítor Melo, dos “4-1”.
Ao longo de 10 programas, transmitidos semanalmente nas plataformas digitais da autarquia, entre 22 de Fevereiro e 26 de Abril de 2021, o Coliseu Micaelense abriu-se para uma vibrante e emocionante viagem musical, conduzida pelos apresentadores Lena Goulart e Mário Jorge Pacheco, presentes
Em cada programa foram homenageadas personalidades da Cultura, das artes do palco e do espectáculo: Vítor Cruz, Pedro Andrade (Cenoura), Djunta Bem-David, Hermínio Arruda, José Pracana, Aguinaldo Almeida, Teófilo Frazão, Osvaldo Medeiros, João Martins “KIT” e Natália Correia.