Paços do Concelho iluminados de roxo na sexta-feira para assinalar Dia Mundial da Fibromialgia

Paços do Concelho iluminados de roxo na sexta-feira para assinalar Dia Mundial da Fibromialgia
Fotografia: DR

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra associa-se às comemorações do Dia Mundial da Fibromialgia, que se assinala na sexta-feira, dia 12, com a iluminação dos Paços do Concelho com luz roxa. No distrito de Coimbra, estão diagnosticadas 83 pessoas com esta doença, segundo os registos da Associação Portuguesa de Fibromialgia. Esta patologia reumática crónica afecta cerca de 1% da população portuguesa e é a segunda doença reumática causadora de mais incapacidade.

A Associação Portuguesa de Fibromialgia (APJOF) foi fundada a 27 de Abril de 2016, depois de quatro anos como blog/página “Jovens Portadores de Fibromialgia (Portugal)”. À semelhança do ano passado, lançou, este ano, o desafio à CM de Coimbra para se associar às comemorações do Dia Mundial, com a iluminação dos Paços do Concelho com luz roxa.

A APJOF é uma associação sem fins lucrativos, que apoia, sensibiliza e trabalha em prol das pessoas diagnosticadas com fibromialgia e as suas famílias. Desenvolve eventos de cariz informativo e lúdicos para os doentes e sociedade em geral. Trabalha em projectos e petições que possam, de alguma forma melhorar, os acessos aos cuidados de saúde e os direitos das pessoas com este diagnóstico.

“Apesar da fibromialgia ter sido reconhecida, em 1992, pela Organização Mundial de Saúde, de existirem circulares normativas da Direcção-Geral de Saúde, estudos, ainda há muitos profissionais de saúde (e não só) que não acreditam nesta patologia e não conseguem reconhecer como seria importante ajudar estes doentes”, pode ler-se na informação dos serviços que enquadra a participação simbólica da CM de Coimbra, citando o pedido da associação.