Teatro faz a festa em Setúbal de 17 a 26 de Agosto

Teatro faz a festa em Setúbal de 17 a 26 de Agosto
Fotografia: D.R.

A XXV Festa do Teatro – Festival Internacional de Teatro de Setúbal regressa à cidade para onze dias “de imersão de cultura, de reflexão e de viver uma vida com sentido em que nada pode esquartejar a liberdade”, afirmou o vereador da Cultura na autarquia, Pedro Pina, ontem à tarde, na apresentação do certame.

Na conferência de imprensa realizada na Casa da Baía foi revelado o programa da edição 2023 da Festa do Teatro, o qual contempla perto de quatro dezenas de eventos a realizar em oito espaços e equipamentos culturais de Setúbal, incluindo uma apresentação em Palmela e uma extensão em Setembro.

O vereador Pedro Pina, ao apontar a capacidade de transformação e vitalidade do certame, a celebrar um quarto de século de actividade, destacou o teatro enquanto canal privilegiado de difusão cultural e também enquanto “arte capaz de conseguir conquistar e de ser capaz de chegar onde outros não conseguem”.

O autarca frisou ainda que a Festa do Teatro constitui “um momento em que se reflete e põe em causa a vida, a sociedade e a própria identidade”, condição que, acrescentou, o Teatro Estúdio Fontenova, impulsionador do evento, “nunca quis deixar e procura manter viva, ano após ano”.

A XXV Festa do Teatro reserva espectáculos e actividades no Convento de Jesus, Escola Secundária Sebastião da Gama, Casa da Cultura, Praça de Bocage e no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística, além do Mercado da Conceição e o Jardim de Palhais, novidades nesta edição.

“Tentamos sempre alargar e diversificar os espaços da Festa do Teatro, de modo a descentralizar e levar mais cultura a todo o território”, salientou o director artístico do certame, José Maria Dias, ao apontar “o programa eclético, para ter uma maior abrangência de público”, que pauta esta edição da festa.

José Maria Dias, que não gosta de destacar espectáculos do cartaz cénico, “pois todos merecem a mesma atenção”, deu, contudo, maior ênfase às apresentações da secção “Oficial”, com quatro estreias, em que se inclui “A Ruiva”, uma coprodução do Teatro Estúdio Fontenova com a Companhia João Garcia Miguel.

“A Ruiva”, com encenação de Sara Ribeiro, e André Marques, Catarina Ribeiro, Duarte Lopes e Sara Túbio Costa no elenco, é uma peça sobre anseios e sobre a capacidade de modificação função desses anseios e propõe uma reflexão aberta sobre matérias da actualidade que importam explorar.

A peça está em cena na Festa do Teatro com quatro sessões agendadas para os dias 18, 19, 20 e 21, sempre com início às 22h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, sendo que a última apresentação é acompanha de uma intérprete em Língua Gestual Portuguesa, novidade nesta edição do certame.

Entre a lista de estreias constam ainda “Câncer”, da Tela Negra, a 18, e “ASAE da Liberdade”, a 25, ambos com sessões a iniciar às 19h00 na Escola Secundária Sebastião da Gama, assim como “Lista de Esperas”, do Colectivo Caroço, a 19, igualmente às 19h00, no espaço A Gráfica.

Acresce a este conjunto espectáculos com apresentação inédita em Setúbal um vasto leque de encenações que partilham criatividade em diversas linguagens e abordagens artísticas, com produções de companhias portuguesas, mas também de Angola, Brasil, Espanha, Chile, Argentina e Itália.

Estas encenações constam da programação das duas secções de programação cénica da XXV Festa do Teatro, concretamente a “Oficial” e “Off – Mais Festa”, esta última com perto de uma dezena de projectos emergentes, que se apresentam na cidade a concurso e, também, sem carácter competitivo.

Além das peças cénicas, o certame, que na página oficial do evento, acessível em www.festadoteatro.pt, disponibiliza toda a programação e informações sobre bilheteira, reserva concertos, três exposições, workshops, sessões de cinema e conversas sobre os mais variados assuntos teatrais.

Os espectáculos que integram secção “Oficial” do evento têm bilhetes a 8 euros para o público em geral e a 6 euros para estudantes, desempregados, menores de 25 nos, maiores de 65 anos e profissionais do espectáculo, havendo ainda bilhetes a 2,5 euros para portadores do cartão Amigos do Teatro Estúdio Fontenova.

A bilheteira abre a partir de 16 de Agosto, sempre das 18h00 às 20h00, na Escola Secundária Sebastião da Gama, com entrada pela Avenida Mariano de Carvalho, enquanto várias apresentações da secção “Off – Mais Festa” são de entrada gratuita, podendo ser solicitada ao público uma gratificação solidária “ao chapéu” para os artistas.

Há também bilhetes à venda no local do espectáculo, uma hora antes, menos nos eventos de entrada gratuita e realizados no Fórum Municipal Luísa Todi, sendo que neste último caso funciona a bilheteira desta sala de espectáculos, acessível também a partir do endereço bilheteira.fmlt@mun-setubal.pt ou do telefone 265 522 127.