Palcos do TNSJ acolhem três espectáculos do FITEI

Palcos do TNSJ acolhem três espectáculos do FITEI
Foto: ©Nana Moraes

Em Maio, o Teatro Nacional São João é mais uma vez anfitrião do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica. A passagem da 47.ª edição do FITEI pelo TNSJ faz-se com a apresentação de Manuela Rey Is In Da House e Sem Palavras no palco do Teatro São João, e de Amédée ou Como Desembaraçar-se no Teatro Carlos Alberto.

 

O FITEI no TNSJ arranca nos dias 16 e 17 de Maio com Manuela Rey Is In Da House, um espectáculo com encenação e dramaturgia de Fran Núñez. Nascida no Norte da Galiza, em 1842, Manuela Rey emigrou muito jovem para Portugal, tendo-se tornado uma das atrizes mais célebres do seu tempo. Em Manuela Rey Is In Da House, o Teatro do Noroeste recupera a fabulosa história desta actriz e escritora. O espectáculo apresenta-se no palco do Teatro São João no dia 17 de Maio, sexta-feira, às 21h. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.

 

Segue-se a estreia absoluta de Amédée ou Como Desembaraçar-se, nos dias 18 e 19 de Maio, no palco do Teatro Carlos Alberto. A peça do dramaturgo franco-romeno Eugène Ionesco é levado à cena pelo actor e encenador Ivo Alexandre. Em Amédée ou Como Desembaraçar-se, Amédée e Madeleine têm um problema: vivem há 15 anos com um cadáver que contraiu a “doença incurável dos mortos”, começou a crescer cada vez mais depressa e ameaça ocupar todo o apartamento. Chegou o momento de o casal se desembaraçar daquele monstruoso transtorno. A peça está em cena no TeCA a 18 de Maio, sábado, às 19h, e a 19 de Maio, domingo, às 16h. O preço dos bilhetes tem o custo de 5 e 10 euros.

 

A fechar esta edição do FITEI, a Companhia Brasileira de Teatro apresenta no Teatro São João, nos dias 24 e 25 de Maio, Sem Palavras, um espectáculo concebido por Marcio Abreu, que combina teatro, dança, música e performance. Em Sem Palavras, várias personagens passam por um apartamento vazio, num único dia, e contam as suas histórias. Histórias de amor ou violência, machismo ou homofobia, exploração ou transfobia. Quando as palavras falham, são os próprios corpos que falam. O espectáculo sobe ao palco do São João a 24 de Maio, sexta-feira, às 21h, e a 25 de Maio, sábado, às 19h. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.

 

website