Palmela tem um teatro de Natal em linguagem acessível
O musical “O Natal no Convento da Arrábida” - apresentado no sábado, dia 19 de Dezembro, no Auditório Municipal de Pinhal Novo, numa iniciativa da Câmara Municipal de Palmela, através do Serviço Educativo do Museu e da Biblioteca - está agora disponível, também em formato acessível, nas redes sociais do Município, para o restante público. A gravação do espectáculo vai ser, ainda, disponibilizada às escolas e IPSS do concelho.
Esta peça de Natal, foi filmada pelo realizador João Bordeira e está disponível em duas versões: uma em língua gestual portuguesa, outra com audiodescrição (recurso para pessoas com deficiência visual). A iniciativa - que conta com o apoio da Associação Bengala Mágica - Associação de Pais, Amigos e Familiares de Crianças, Jovens e Adultos Cegos e com Baixa Visão - resulta do esforço e adaptação da autarquia em chegar às populações, em contexto de pandemia e vai ao encontro da Declaração Universal dos Direitos Humanos que no seu 27º artigo define que «Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que destes resultam», direito também consagrado na Constituição da República Portuguesa.
Trata-se de uma peça de teatro infantil original, subordinada ao tema do património material e imaterial da Arrábida que integra a programação do “Viva o Natal no Município de Palmela”.
https://youtu.be/vpz00eoDia4 (vídeo com língua gestual portuguesa)
https://youtu.be/RuAOHBB-4pk (vídeo com audiodescrição)