Maratona de Leitura com Feira do Livro na Casa da Cultura

Maratona de Leitura com Feira do Livro na Casa da Cultura
Fotografia: D.R.

A 6 de Julho, inicia-se na Sertã mais uma edição da Maratona de Leitura. Consigo irá trazer 70 convidados e 80 actividades naquele que é considerado por muitos “o festival literário mais bonito de Portugal”. Integrada na extensa programação surge a Feira do Livro, que decorre na Casa da Cultura da Sertã nos mesmos dias, 6 a 8 de Julho.

Na feira poderão ser encontradas, entre outras, obras de escritores participantes na edição deste ano da Maratona de Leitura: Ana Margarida Carvalho, André Tecedeiro, Benita Prieto, Cristina Taquelim, Fernando Paulouro Neves, Filipa Leal, Filipa Martins, Francisca Camelo, Gisela Cañamero, Gonçalo M. Tavares, Inês Oliveira, Isabel Rio Novo, Jaime Rocha, João Paulo Esteves da Silva, João Pedro Mésseder, José Manuel Castanheira, Jorge Serafim, José Couto Nogueira, Margarida Vale de Gato, Marina Palácio, Mia Couto, Miguel Cardoso, Miguel Horta, Miguel-Manso, Paulo M. Morais, Pedro Lamares, Raquel Serejo Martins, Renato Filipe Cardoso, Ricardo Marques, Rita Taborda Duarte, Rodolfo Castro, Sandro William Junqueira, Tatiana Faia e Vasco Gato. Simultaneamente, estará também patente uma exposição do Património Cultural da Sertã.

No âmbito da Feira do Livro e da Maratona de Leitura está agendada uma sessão de autógrafos com Filipa Martins, no dia 8 de Julho, às 15 horas, na Casa da Cultura. Filipa Martins é uma premiada escritora, romancista e argumentista. Recebeu o Prémio Revelação, na categoria de Ficção, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE), com “Elogio do Passeio Público”, o seu primeiro romance. Obteve ainda o Prémio Jovens Criadores do Clube Português de Artes e Ideias com “Esteira”. Em 2009, publicou o seu segundo romance, “Quanta Terra”. Em 2014, saiu pela Quetzal o seu terceiro romance, “Mustang Branco”, a que se seguiu, com a mesma chancela, Na Memória dos Rouxinóis (2018), Prémio Manuel de Boaventura. Finalista dos Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, dedicou-se – nos últimos seis anos – a estudar a vida e a obra de Natália Correia, tendo sido co-autora de um documentário e co-argumentista de uma série de televisão sobre esta escritora açoriana, sendo autora da biografia de Natália Correia “O dever de deslumbrar”.